Literatura e Filosofia
Código
0200673Créditos ECTS
7.5Objetivos
1) Estabelecer elos pertinentes entre duas áreas das humanidades, ligadas pelo projeto de conhecer, organizar e expressar o mundo.
2) Distinguir o modo de conhecimento filosófico e o literário.
3) Descobrir na expressão literária as preocupações da indagação e sistematização filosófica.
4) Relacionar a literatura com as disciplinas dos estudos literários (crítica, teoria e história da literatura) e avaliar o papel da Filosofia na conceção e métodos destas disciplinas.
5) Aprofundar a leitura crítica do texto literário, vendo como os seus códigos se dobram à expressão das preocupações do autor e da sua época cultural.
6) Apreciar esteticamente obras de diferentes épocas e géneros literários, conseguindo explicitar a razão dos juízos formulados.
7) Integrar a literatura na vida e, com isso aumentar a capacidade de intervenção consciente na vida comunitária.
Programa
1. Conhecimento filosófico e conhecimento literário do mundo e de si.
2. A Poesia e a apreensão intuitiva do mundo.
3. A especificidade artística da literatura.
4. Literatura, estudos literários e filosofia.
5. Um exemplo de relação: a base doutrinária da construção da história literária portuguesa nos séculos XIX e XX.
6. A literatura da época clássica e a redescoberta da Filosofia antiga.
7. A reinterpretação renascentista do neoplatonismo.
8. A conceção do homem e do amor nos escritores quinhentistas e seiscentistas.
9. A lírica de Camões. A novela pastoril.
10. O estoicismo, o epicurismo e as raízes da “filosofia de moderação” na poesia do século XVI: a influência do estoicismo na prédica seiscentista.
11. A presença de Séneca nos sermões do Padre António Vieira.
12. Filosofia, literatura e identidade.
13. As “filosofias nacionais”.
14. Lugar da poesia e dos poetas na Filosofia Portuguesa.
15. A filosofia da saudade, a metafísica e a sua expressão literária.
16. Teixeira de Pascoaes, Antero de Quental e Roberto de Mesquita.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas, de acordo com o estabelecido no plano de estudos. Na exposição de temas alia-se a análise e o comentário de documentação e de textos críticos.
No início de cada tema é indicada alguma bibliografia básica, que é depois ampliada. Isto permite que, sendo o assunto de cada aula previamente anunciado, os alunos possam preparar-se, contextualizar os dados e ter uma atitude interventiva. Por vezes, são também solicitados a preparar e a conduzir o tratamento de temas em regime de seminário.
A participação nos seminários e a qualidade das intervenções é avaliada, sendo acompanhada e considerada a elaboração de um trabalho de investigação (entre 8 e 12 páginas) sobre um tema integrado no programa, que é apresentado oralmente e submetido a discussão antes de ser apresentado por escrito na sua versão definitiva.
Bibliografia
Afonso Botelho e António Braz Teixeira – Filosofia da Saudade. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1986
Luís de Camões, Obra Completa. Lisboa, Sá da Costa, 19855.
Francisco Rodrigues Lobo, O Pastor Peregrino. Lisboa, Vega, 2004.
Roberto de Mesquita, Almas Cativas. Lisboa, Ática, 1989.
Antero de Quental, Sonetos Completos. Porto, 1983.
Teixeira de Pascoaes, Obras Completas. Lisboa, Bertrand, 194-
Vieira, Padre António, Obra Completa. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013.
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %