Expressões Artísticas e Literatura para a Infância
Código
0201432Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Reconhecer as potencialidades interdisciplinares das Expressões no contexto educacional.
2. Utilizar suportes de expressão com vista a uma consciencialização do sentimento e enriquecimento das capacidades expressivas;
3. Explorar a variedade de linguagens na bi e tridimensionalidade da expressão, bem como os seus elementos estruturais na construção de mensagens visuais;
4. Utilizar a expressão como instrumento de afirmação do seu EU (único e autónomo), de respeito pelo outro e pelas suas diferenças e de conhecimento do mundo;
5. Rever conceitos fundamentais do texto literário;
6. Compreender o funcionamento dos textos para crianças no seio do sistema literário;
7. Refletir sobre as particularidades dos textos para crianças
8. Reconhecer e apreciar a qualidade estética dos textos
9. Aperfeiçoar competências de leitura literária que lhes permitirão incutir o gosto pela leitura nos seus futuros alunos.
Programa
1. As Expressão Dramática no cenário curricular da Educação Básica: Do drama infantil ao drama educacional;
2. A linguagem gráfica infantil como forma de expressão da criança;
3. Suportes de Expressão: o objeto - o objeto como justificação do sentimento e do movimento (o fantoche, a marioneta, a máscara e a sombra chinesa);
A imagem como veículo de reação corporal; O som como veículo de expressão corporal;
4.O conceito de literatura. Delimitação do campo literário. O funcionamento do texto literário. Funções da literatura.
5.Estatuto e natureza da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil no sistema literário: integração e reconhecimento institucional; pragmática da comunicação literária.
6.O texto literário para crianças: particularidades da experiência infantil e sua projeção na literatura. Características relevantes dos diferentes modos literários. Aspetos formais do livro para crianças: diálogo entre texto verbal e icónico.
7.Literatura e desenvolvimento pessoal.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais, com recurso a métodos diversificados, ora mais centrados na exposição dialogada, ora mais centrados no estudante.
No que respeita à literatura infantil, textos críticos e teóricos serão debatidos em conjunto (docente/alunos) e os textos literários para crianças serão analisados e comentados pelos alunos, que deverão aplicar, de forma autónoma e crítica, os conhecimentos adquiridos.
As expressões artísticas serão abordadas através da exploração de propostas práticas, mediante as quais os estudantes possam compreender as potencialidades expressivas e letivas dos suportes de expressão nas suas várias valências.
Bibliografia
CERRILLO, Pedro e GARCÍA PADRINO, Jaime (coord.) (1992), Literatura Infantil y Enseñanza de la Literatura. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha.
COLOMER, TERESA (2001), Ensinar a ler, Ensinar a Compreender. Lisboa: ASA.
FRAGATEIRO et al, (1996). Ensino Artístico. Lisboa: Edições Asa.
GOMES, José A. (1996), Da Nascente à Voz: Contributos para uma pedagogia da leitura. Lisboa: Editorial Caminho.
HUNT, Peter (1994), An Introduction to Children’s Literature. Oxford/New York: Oxford University Press.
ROSA, L. & CALADO, F. (sd.). Brincando Com as Expressões: Dramática, Musical, Plástica. Porto: Porto Editora.
SILVA, Madalena T Silva e MOCIÑO GONZÁLEZ (2013), Literatura para a Infância e Juventude e educação Literária. Porto: Deriva.
SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Drama e Dança. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.
SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Música e Artes Plásticas. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.
Método de Avaliação
- Trabalho teórico-prático na área da literatura infantil - 70 %
- Trabalho teórico-prático na área das expressões artísticas - 30 %