Filosofia para Crianças: Génese e Desenvolvimento
Código
0201476Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Compreender a Filosofia para Crianças, enquanto área de estudos filosóficos e enquanto projeto filosófico-educativo.
2. Perceber o contexto filosófico em que surgiu o projeto de Filosofia para Crianças de M. Lipman e A. Sharp.
3. Explicar os principais conceitos que estruturam a obra de M. Lipman e A. Sharp.
4. Analisar filosoficamente os principais textos dos autores estudados.
5. Compreender o exercício filosófico com as crianças enquanto prática do pensamento excelente.
6. Compreender a importância da prática filosófica no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas, bem como construção da identidade pessoal de cidadãos esclarecidos e críticos.
Programa
1. A genealogia da Filosofia para Crianças: antecedentes filosóficos
1.1. Os diálogos socráticos
1.2. O projeto filosófico-educativo do pragmatismo americano
2. Filosofia para Crianças nos Estados Unidos da América
1.1. Filosofia para Crianças: repensar a Filosofia e a Infância
1.2. Pressupostos filosóficos e educativos da obra de Matthew Lipman e de Ann Sharp
1.3. O currículo de Matthew Lipman e de Ann Sharp: histórias e manuais
3. De Philosophy goes to school a Thinking in Education: o programa original
3.1. Dimensões cognitiva, afetiva, ética e política da Filosofia para Crianças
3.2. Pensamento multidimensional: critical, creative e caring
3.3. Da filosofia para crianças à comunidade de investigação: de projeto educativo na sala de aula a modelo reflexivo de vida
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas com discussão da matéria lecionada e análise crítica de textos dos autores em estudo.
Bibliografia
CARNEIRO DE MOURA, Z., “Programa «Filosofia para Crianças»”, in I. Marnoto; M. L. Ribeiro Ferreira; O. Pombo, coord., Didáctica da Filosofia I, Universidade Aberta, Lisboa, 1989, pp. 303-308.
CASTRO, G.; MIÚDO, B.; CARVALHO, M., CRIA: um projecto de Filosofia para Crianças, Universidade dos Açores, P. Delgada, 2010.
COSTA CARVALHO, M., “Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas”, em Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, CFUL, Lisboa, 2013, pp. 298-307.
GARCÍA MORIÓN, F.,“Filosofía para Niños: genealogia de un proyecto”, in HASER. Revista Internacional de Filosofia Aplicada, 2 (2011),15-40.
LIPMAN, M., A Filosofia Vai à Escola, São Paulo, Summus Ed.,1988.
LIPMAN, M., Thinking in Education, Cambridge University Press, Cambridge,2003.
MATTHEWS, G. B., El niño y la filosofía, FCE, México,1986.
MENDONÇA, D., Brincar a pensar. Manual de Filosofia para Crianças, Plátano Editora, Lisboa,2011.
ROLLA, N., Filosofia para Crianças, Porto, Porto Ed.,2004.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Trabalho Individual (1.ª versão) - 45 %
- Trabalho Individual (2.ª versão) - 45 %