Temas Fundamentais da Filosofia
Código
0201473Créditos ECTS
7.5Objetivos
No fim do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar um argumento, a sua estrutura e eventuais pressuposições ocultas;
2. Aplicar as principais regras de inferência no domínio da lógica;
3. Avaliar a validade de argumentos dedutivos e a força de argumentos indutivos;
4. Identificar falácias formais e informais;
5. Avaliar criticamente os principais esquemas argumentativos usados no discurso quotidiano;
6. Avaliar, com base nas análises filosóficas do conhecimento, o fundamento de pretensões de conhecimento;
7. Aplicar os resultados da reflexão filosófica sobre a justificação epistémica em contextos práticos.
Programa
I PARTE – LÓGICA E PENSAMENTO CRÍTICO
1. Conceções da filosofia.
2. Lógica, lógica informal e pensamento crítico.
3. Noções de lógica aristotélica: o quadrado lógico de Aristóteles; a teoria das inferências imediatas; a silogística.
4. Noções de lógica simbólica: conectivos e tabelas de verdade; simbolização; a justificação de inferências.
5. A natureza do raciocínio causal e regras da indução (Mill).
6. Falácias formais e informais.
7. Esquemas argumentativos no discurso quotidiano.
8. O raciocínio crítico em ação: identificação, análise e avaliação de argumentos.
9. Pensamento crítico e filosofia para crianças.
II PARTE – TEORIA DO CONHECIMENTO
1. A análise do conhecimento.
2. Três marcos históricos da filosofia do conhecimento: Descartes, Hume e Kant.
3. Fontes do conhecimento: perceção, memória, razão e testemunho.
4. Teorias da justificação: fundacionalismo; coerentismo; contextualismo.
5. O problema do ceticismo.
6. O problema do conhecimento moral.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas.
Discussão da matéria lecionada.
Análise crítica de textos e passagens argumentativas.
Resolução de problemas e exercícios.
Leitura dos textos de apoio às aulas teóricas.
Bibliografia
DESCARTES, R., Discurso do Método & As Paixões da Alma, Lisboa, Liv. Sá da Costa, 1984.
FORBES, G., Modern Logic, Oxford, Oxford University Press, 1984.
HUME, D., Investigação sobre o Entendimento Humano, Lisboa, Ed. 70, 1989.
LIPMAN, M., Thinking in Education, Cambridge, Cambridge University Press, 2003.
LIPMAN, M., A Descoberta de Aristóteles Maia, Lisboa, Sociedade Portuguesa de Filosofia/Centro Português de Filosofia para Crianças, 1994.
MOORE, B. e PARKER, R., Critical Thinking, London, McGraw-Hill, 2007.
MOSER, P., MULDER, D. e TROUT, J., The Theory of Knowledge, Oxford, Oxford University Press, 2001.
NOLT, J. e ROHATYN, D., Lógica, S. Paulo, McGraw-Hill, 1991.
O’BRIEN, D., Introdução à Teoria do Conhecimento, Lisboa, Gradiva, 2013.
THIRY, P., Noções de Lógica, Lisboa, Edições 70, 2010.
WALTON, D., Lógica Informal, S. Paulo, Martins Fontes, 1989.
WALTON, D., Reed, C. e Macagno, F., Argumentation Schemes, Cambridge, Cambridge University Press, 2008.
Método de Avaliação
- Trabalho individual - 50 %
- Trabalho individual - 50 %