Seminário II

Código

0201435

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

Com a presente unidade curricular pretende-se complementar a formação específica em Filosofia para Crianças ministrada no 1º ano do Mestrado, através de aulas práticas e em regime de seminário sobre a metodologia própria do trabalho de investigação nesta área filosófica: a sua dimensão prática e aplicada.

A disciplina de Seminário II visa preparar os mestrandos para o aprofundamento das exigências próprias da investigação em Filosofia para Crianças, a par com as competências do trabalho filosófico em aquisição em Seminário I.

Programa

Em cada ano letivo, os responsáveis por esta unidade curricular escolherão os principais tópicos de trabalho, de acordo com as necessidades evidenciadas pelos mestrandos no âmbito das suas investigações conducentes à dissertação/projeto final.

Métodos de Ensino

Trata-se de uma disciplina de caráter prático, que funcionará em regime de seminário, para que os alunos adquiram as competências necessárias à compreensão e realização de uma investigação autónoma em Filosofia para Crianças.

Bibliografia

Bibliografia Sumária/ Summary bibliography:

P. CAM, 20 Thinking Tools. Collaborative Inquiry in the Classroom, ACER Press, Victoria, 2006.

M. F. DANIEL, Epistemological and Educational Pressuppositions of P4C: from Critical Dialogue to Dialogical Critical Thinking, Gifted Education International, 22 (2007) 2 & 3.

R. FISHER, “Socratic Education: a new paradigm for philosophical enquiry?”, Creative and Critical Thinking, 4 (1996) 1, pp. 1-13.

M. GAGNON: M. SASSEVILLE, La communauté de recherche philosophique. Applications et enjeux. Laval, Québec, Les Presses de l' Université Laval, 2001.

JUUSO, H., Child, Philosophy and Education. Discussing the intellectual sources of philosophy for children, University of Oulu, Oulu, 2007.

M. LIPMAN, Thinking in Education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Método de Avaliação

  • Apresentação oral (em aula) do projeto de tese, com suporte de slides, explicando a estrutura e elencando as principais questões decorrentes da investigação já realizada - 40 %
  • Relatório escrito sobre o percurso de investigação realizado desde o início da preparação da dissertação, centrando-se sobre as alterações efetuadas ao projeto inicial - 60 %