Cidade e Património Urbano
Código
0201536Créditos ECTS
7.5Objetivos
Competências genéricas:
Melhorar as capacidades de análise e síntese;
Desenvolver a capacidade de lidar com informação complexa, o espírito científico, o pensamento critico e original e a abertura interdisciplinar;
Melhorar a qualidade de expressão escrita e oral;
Familiarizar-se com as novas tecnologias de informação e comunicação;
Desenvolver o espírito de iniciativa, as capacidades de participação e de atuação em grupo.
Competências específicas:
Melhorar a perceção da relevância social do conhecimento acerca da cidade e dos valores patrimoniais urbanos;
Aprender a manejar instrumentos de trabalho e metodologias adequadas à produção de conhecimento sobre a cidade e o património; em particular, adquirir competências científicas e técnicas no âmbito da investigação e inventariação do património urbano;
Compreender a evolução da cidade portuguesa, reconhecer as morfologias e códigos de produção urbana e a relevância do património urbano português no mundo.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. A cidade, domínio pluridisciplinar.
1.2. O património urbano.
2. A CIDADE, VISÃO DIACRÓNICA: URBANÍSTICA E PATRIMÓNIO DO “UNIVERSO URBANÍSTICO PORTUGUÊS”
2.1. Formas primitivas do povoamento urbano e urbanística romana de colonização.
2.2. As cidades do Ocidente Peninsular na Antiguidade Tardia e na Alta Idade-Média.
2.3. As cidades do Gharb al-Andalus.
2.4. A cidade cristã medieval e a constituição da rede urbana do reino de Portugal.
2.5. Em tempos de “mundialização”: as cidades do Reino e as primeiras cidades coloniais.
2.6. Urbanística portuguesa da Idade Moderna: fortificação e mudança urbana; cidades coloniais de traçado regular; os traçados pombalinos.
3. O PATRIMÓNIO URBANO NA CIDADE ACTUAL
3.1. A invenção da cidade histórica e do património urbano.
3.2. Investigação, inventariação, proteção e ensino do património urbano.
3.3. Requalificação, reabilitação e conservação urbanas. Centros históricos e sustentabilidade cultural.
Métodos de Ensino
Dada a natureza da unidade curricular, a função principal é atribuída ao discente, configurando-se o processo como uma aprendizagem.
As metodologias adotadas no processo de pensar em grupo são:
a) a discussão dirigida,
b) o seminário propriamente dito, ambos centrados na apresentação e debate de temas preparados por discentes, a partir da bibliografia proposta, ou na apresentação e debate dos trabalhos em curso.
A valorização do método interativo pretende garantir uma aprendizagem participada e crítica.
A componente teórico-prática das apresentações completar-se-á com a abordagem de materiais informativos de diversa natureza, com vista a um equacionamento multifacetado dos problemas da cidade e do património urbano.
Bibliografia
CHOAY, F., A alegoria do património, Lisboa, 2000.
Cidade e Democracia. 30 Anos de Transformação Urbana em Portugal, coord. A. Domingues, Lisboa, 2006.
GIOVANNONI, G., L’urbanisme face aux villes anciennes, Paris, 1998.
Histoire de l’Europe urbaine, dir. por Jean-Luc Pinol, 2 vols., Paris, 2003.
KOSTOF, S., The City Shaped, Urban Patterns and Meanings Through History, London, 1991.
KOSTOF, S., The City Assembled. The Elements of Urban Form Through History, London, 1992.
Plural de cidade: novos léxicos urbanos, org. por Carlos Fortuna e Rogério Proença Leite, Coimbra, 2009.
QUEIROZ, F.; PORTELA, A., Conservação urbana e territorial integrada. Lisboa, 2009.
REGATÃO, J., Arte pública e os novos desafios das intervenções no espaço urbano, s/l, 2010.
ROSSA, W., A urbe e o traço. Uma década de estudos sobre o urbanismo português, Coimbra, 2002.
TEIXEIRA, M.; VALLA, M., O urbanismo português, séculos XIII-XVIII, Portugal-Brasil, Lisboa, 1999.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Trabalho de investigação - 90 %