Teoria e Organização Curricular
Código
02015514Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer as principais correntes da Teoria Curricular, discutindo implicações das mesmas;
2. Compreender diferentes possibilidades de organização curricular no âmbito dos sistemas educativos, em vários níveis de decisão;
3. Analisar casos concretos de organização e gestão curricular a nível macro, meso e micro, identificando constrangimentos e oportunidades que a condicionam;
4. Discutir o papel da organização e gestão do currículo na promoção do sucesso educativo;
5. Explorar cenários de organização curricular a partir da análise de situações educativas concretas.
Programa
Objetivos
1. Conhecer as principais correntes da Teoria Curricular, discutindo implicações das mesmas;
2. Compreender diferentes possibilidades de organização curricular no âmbito dos sistemas educativos, em vários níveis de decisão;
3. Analisar casos concretos de organização e gestão curricular a nível macro, meso e micro, identificando constrangimentos e oportunidades que a condicionam;
4. Discutir o papel da organização e gestão do currículo na promoção do sucesso educativo.
Conteúdos programáticos
1. A Teoria Curricular - principais conceitos e correntes
1.1. Organização curricular e conceitos afins - desenvolvimento
curricular, gestão curricular, design curricular, deliberação curricular
1.2. Principais correntes da Teoria Curricular (técnica, prática, crítica...)
1.3. Princípios orientadores e formas de operacionalização da organização e gestão do currículo - adequação, relevância, diferenciação, integração
2. A organização curricular no quadro das políticas curriculares
3. Níveis de organização e gestão do currículo
4. Dimensões curriculares do (in)sucesso educativo
5. A organização curricular como resposta a situações educativas concretas
Métodos de Ensino
A análise de práticas de organização curricular será enquadrada em teorias explicativas. A elaboração, pelos estudantes, de comentários fundamentados e planos de organização curricular, com o apoio do docente, culminará este percurso reflexivo e merecerá destaque na avaliação da aprendizagem.
O semestre será organizado em módulos, havendo no final de cada módulo um balanço global do mesmo, atendendo aos resultados do desempenho dos alunos em várias tarefas.
A lecionação será apoiada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Bibliografia
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Priestley, M.; Alvunger, D.; Philippou, S.; and Soini, T. (Eds., 2021). Curriculum making in Europe: policy and practice within and across diverse contexts. Emerald Publishing.
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