Teoria e Organização Curricular

Código

02015514

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer as principais correntes da Teoria Curricular, discutindo implicações das mesmas;
2. Compreender diferentes possibilidades de organização curricular no âmbito dos sistemas educativos, em vários níveis de decisão;
3. Analisar casos concretos de organização e gestão curricular a nível macro, meso e micro, identificando constrangimentos e oportunidades que a condicionam;
4. Discutir o papel da organização e gestão do currículo na promoção do sucesso educativo;
5. Explorar cenários de organização curricular a partir da análise de situações educativas concretas.

Programa

Objetivos

1. Conhecer as principais correntes da Teoria Curricular, discutindo implicações das mesmas;
2. Compreender diferentes possibilidades de organização curricular no âmbito dos sistemas educativos, em vários níveis de decisão;
3. Analisar casos concretos de organização e gestão curricular a nível macro, meso e micro, identificando constrangimentos e oportunidades que a condicionam;
4. Discutir o papel da organização e gestão do currículo na promoção do sucesso educativo.

Conteúdos programáticos

1. A Teoria Curricular - principais conceitos e correntes

1.1. Organização curricular e conceitos afins - desenvolvimento
curricular, gestão curricular, design curricular, deliberação curricular
1.2. Principais correntes da Teoria Curricular (técnica, prática, crítica...)
1.3. Princípios orientadores e formas de operacionalização da organização e gestão do currículo - adequação, relevância, diferenciação, integração

2. A organização curricular no quadro das políticas curriculares
3. Níveis de organização e gestão do currículo
4. Dimensões curriculares do (in)sucesso educativo
5. A organização curricular como resposta a situações educativas concretas

Métodos de Ensino

A análise de práticas de organização curricular será enquadrada em teorias explicativas. A elaboração, pelos estudantes, de comentários fundamentados e planos de organização curricular, com o apoio do docente, culminará este percurso reflexivo e merecerá destaque na avaliação da aprendizagem.
O semestre será organizado em módulos, havendo no final de cada módulo um balanço global do mesmo, atendendo aos resultados do desempenho dos alunos em várias tarefas.
A lecionação será apoiada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Bibliografia

Almeida, S.; Sousa, F.; & Figueiredo, M. (Eds., 2022). Curriculum autonomy policiies: international trends, tensions and transformations. CICS.NOVA.

Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular: propostas e estratégias de ação. Porto Editora.

d'Oliveira Martins, G. et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. DGE.

Kuiper, W. & J. Berkvens, J. (Eds.) (2013). Balancing curriculum regulation and freedom across Europe. SLO.

Morgado, J. C., Viana, I. C. e Pacheco, J. A. (Orgs.) (2019), Currículo, inovação e flexibilização. De Facto Editores.

OECD (2018). Curriculum flexibility and autonomy in Portugal - an OECD review. OECD Publishing. https://www.oecd-ilibrary.org/education/curriculum-flexibility-and-autonomy-in-portugal_77025e34-en

OECD (2019). OECD future of education and skills 2030: OECD Learning Compass 2030 – a series of concept notes. OECD. https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/about/projects/edu/education-2040/1-1-learning-compass/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf

Pacheco, J. A. (2023). The curriculum of everything: understanding education and curriculum. UMinho Editora.

Priestley, M.; Alvunger, D.; Philippou, S.; and Soini, T. (Eds., 2021). Curriculum making in Europe: policy and practice within and across diverse contexts. Emerald Publishing.

Roldão, M. C. e Almeida, S. (2018). Gestão curricular para a autonomia de escolas e professores. ME/ DGE.

Método de Avaliação