Conceção de Recursos Educativos em Línguas

Código

02015520

Créditos ECTS

6

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

Objetivos

1. Articular saberes didáticos e de conteúdo na seleção, conceção e gestão de recursos educativos para o Ensino das Línguas;

2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em Línguas;

3. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação ao Ensino das Línguas;

4. Mobilizar conhecimentos sobre critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos orientados para promover o conhecimento linguístico e competências comunicacionais orais e escritas.

 

Conteúdos programáticos

1. Educação escolar e comunicação pedagógica:

1.1. Teorias da Comunicação: noções básicas; atitudes comunicacionais e seus efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; comunicação eficaz.

1.2 Comunicação multimédia.

2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão Recursos Educativos.

3. Recursos educativos de base áudio, scripto, visual e digital no ensino e na aprendizagem das línguas:

3.1 Imprensa escrita.

3.2. Visitas virtuais, vídeos e documentários.

3.3. Apresentações audiovisuais.

3.4. Livros, e-books, flipbooks.

3.5. Guiões e fichas de leitura.

3.6. Cartazes e posters.

3.7. Jogos pedagógicos, quizz online, webquests.

3.8.         Aplicações informáticas específicas, Websites, plataformas digitais e redes sociais.

3.9. Inteligência artificial.

4. Seleção e construção/produção de recursos educativos para o ensino das Línguas: Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino

Privilegia-se a análise, experimentação e discussão de recursos educativos, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para seleção, construção e gestão de recursos adequados para o ensino das línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

A plataforma Moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para a comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas.

Bibliografia

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