Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos
Código
02015531Créditos ECTS
6Objetivos
1. Compreender os diferentes contextos sociais e tecnológicos na contemporaneidade e a sua influência na educação
2. Meta-refletir sobre a importância dos média e das TIC nas aprendizagens formais e informais
3. Aprofundar conhecimentos sobre múltiplas inteligências, resiliência e autorregulação na aprendizagem
4. Convocar conhecimentos para refletir sobre a escola, enquanto organização e comunidade aprendente
5. Compreender o paradigma da escola positiva
6. Refletir sobre os desafios concetuais e práticos do ensino e da aprendizagem à distância
7. Compreender o estudante do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário nas qualidades de aprendente e pessoa em desenvolvimento
8. Analisar criticamente as variáveis pessoais e contextuais explicativas dos comportamentos de risco
9. Refletir sobre a mudança de paradigma educativo que vai do insucesso académico até à promoção da excelência
10. Compreender a excelência académica e os programas de promoção, através de uma leitura sistémica e integrada
Programa
1. Contextos sociais e tecnológicos e aprendizagem:
- Os atuais contextos sociais e tecnológicos
- Os média, as TIC e tipos de aprendizagem
- Padrões de utilização da internet e socialização
- Múltiplas inteligências, resiliência e autorregulação na aprendizagem
2. Escola enquanto comunidade aprendente:
- A Escola no macrossistema social
- Escola, bem-estar e clima positivo
- A educação para o desenvolvimento e a cidadania
- Os desafios do ensino e da aprendizagem na educação à distância
3. Desenvolvimento do aluno no contexto de aprendizagem:
- Adolescência(s): dimensões afetiva, cognitiva, social e moral
- Dos problemas de comportamento aos programas de promoção do desenvolvimento positivo
4. Mudança de paradigma: do insucesso escolar à promoção do sucesso e da excelência:
- Os Sistemas Escola e Família na compreensão do rendimento académico
- Tipos de famílias e desafios relacionais com a Escola
- Modelos explicativos do insucesso escolar
- Excelência académica: variáveis promotoras e programas
Métodos de Ensino
Valorizam-se metodologias quer centrada no mestrando, quer nos processos interativos e implicação dos mestrandos no seu processo de aprendizagem. Assim, promove-se o questionamento, o trabalho de reflexão (individual e grupo), o trabalho de investigação individual e em pequeno grupo, a capacidade de delineamento de projetos de intervenção e o debate crítico sobre os temas em análise. Privilegia-se a capacitação dos mestrandos para a intervenção em contexto organizacional escolar específico e desafiante, pós-pandémico, na sua complexidade sistémica, e com a diversidade de alunos e comportamentos, através da realização de um trabalho de investigação e da elaboração de uma proposta de projeto, bem como da participação contínua.
Bibliografia
- Donaldson, S. I., Csikszentmihalyi, M. & Nakamura, J. (Eds.) (2020). Positive Psychological Science. Improving Everyday Life, Well-Being, Work, Education, and Societies Across the Globe. NY: Routledge.
- Lima, J., Maia, P., Meneses, M.A., Santos, E. (2016). Redes sociais e conflito organizacional. Redes, Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, 27(1), 129-143
- Lonas, T., Waters, L., Williams, P., Oades L. G., & Kern, M. L. (2020). Third wave positive psychology: Broadening towards complexity. The Journal of Positive Psychology, 1-16. DOI: 10.1080/17439760.2020.1805501
- Medeiros, T. (Coord.) (2015). Adolescência: Desafios e riscos. Ponta Delgada: Letras Lavadas.
- Mucchielli, A. (2004). Étude des communications: Approche par la modélisation des relations. Paris, Armand Colin
- Olson, M. (2008). Introduction to theories of learning (8th Ed.). Pearson Higher Education
- Quaresma, S. C. P. (2010). Excelência académica em estudantes no final do enino. secundário. Tese de Mestrado. UAc
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Projeto de intervenção na escola em grupo - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %