Estágio em Ensino das Línguas I

Código

02015575

Créditos ECTS

18

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

Introdução

A unidade curricular de Estágio em Ensino das Línguas I, a decorrer no 1.º semestre do 2.º ano dos Mestrados em Ensino de Português e de Inglês, assegura a imersão, por excelência, dos estagiários na prática educativa do 2.º ciclo e 3.º ciclos dos ensinos básico e do ensino secundário, e constitui um espaço privilegiado para a consolidação da construção da sua autonomia na gestão do processo educativo e para a mobilização, em situações reais, de conhecimentos e competências alcançados ao longo do seu percurso formativo. Os seus objetivos têm carácter prático, esperando-se que sejam alcançados em estreita articulação com a mobilização de saberes necessários à concretização de uma prática pedagógica que se pretende coerente, situada e devidamente fundamentada.
Deste modo, os estagiários terão de equacionar, para os níveis de ensino em questão e em colaboração com os outros responsáveis educativos e com os próprios alunos, os objetivos a alcançar por estes, procurando valorizar o desenvolvimento de competências e de capacidades de ordem superior. Também terão de ponderar métodos de ensino que permitam o protagonismo dos alunos no desenrolar das situações e tempos de aprendizagem, e de avaliar os processos havidos e produtos alcançados, num clima emocional positivo, com instruções claras, apoio intencional e a ativação dos conhecimentos dos alunos como meio facilitador das aprendizagens. A regulação de todos estes aspetos, pelos estagiários, exige uma análise crítica e fundamentada do contexto educativo em causa e da ação pedagógica desenvolvida.
Para além dos momentos de imersão em contexto educativo e responsabilização pela docência, esta unidade curricular contempla outros momentos formais de acompanhamento e análise do trabalho em curso, incluindo horas Teórico-Práticas (TP) e horas de Seminário (S). Assim, nestes momentos procurar-se-á reforçar a componente reflexiva e crítica do trabalho a desenvolver e desenvolvido, numa lógica, por um lado, de partilha de experiências e conhecimentos, teóricos e/ou práticos, e, por outro lado, de balanço das aprendizagens realizadas pelos alunos e de levantamento de necessidades formativas específicas, relacionadas com os envolvidos na prática pedagógica.

Objetivos de aprendizagem

No âmbito desta unidade curricular, pretende-se que os estagiários sejam capazes de:

1. Identificar elementos relevantes dos contextos de intervenção, potencialmente delineadores do projeto formativo a desenvolver, mormente da organização do trabalho pedagógico;
2. Planificar, a longo e a curto prazo, situações educativas adequadas aos contextos e alinhadas com o currículo formal, tomando decisões esclarecidas por uma abordagem reflexiva e investigativa da prática, mobilizadora de conhecimentos científicos das áreas de docência, das didáticas e da educação em geral, bem como de saberes construídos a partir da própria experiência;
3. Implementar práticas educativas de forma continuada e com flexibilidade, gerindo situações previstas e imprevistas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos, respeitador da  diversidade dos alunos e dos profissionais envolvidos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes;
4. Desenvolver procedimentos de avaliação promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados alcançados;
5. Promover processos de trabalho colaborativo com a comunidade escolar e com a comunidade educativa alargada;
6. Envolver-se em processos de reflexão e investigação facilitadores da análise crítica da intervenção, permitindo a clarificação das suas lógicas e a melhoria do ensino;
7. Produzir um relatório final de avaliação do projeto formativo desenvolvido.

Conteúdos

Tratando-se de uma unidade curricular de estágio, os conteúdos programáticos versam sobre os processos inerentes ao desempenho dos estagiários em:

1. planificação do processo educativo no ensino básico e no ensino secundário (teoria curricular, capacidades e competências do desenvolvimento dos alunos, prioridades educativas dos contextos em presença, documentos norteadores, conteúdos e articulação das componentes curriculares);
2. ação educativa em contexto (desenvolvimento do currículo em articulação com o que foi planeado e com particularidades das situações e processos de intervenção, operacionalização de estratégias pedagógicas, dinâmicas de diferenciação do trabalho, abordagem a conceitos, regulação das aprendizagens e construção das interações);
3. avaliação da ação desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação das aprendizagens e à capacidade de reflexão na e sobre a ação);
4. princípios, processos e produtos da investigação impulsionadores e clarificadores da atividade educativa.

Métodos de Ensino

Segundo o Plano de Estudos do Curso, a unidade curricular implica a imersão e intervenção pedagógica em escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, num total de 220 horas de Estágio, 15 horas Teórico-Práticas, 30 horas de Seminário e 6 horas Tutoriais. Sabendo que cada tempo letivo corresponde a um segmento de 45 minutos, a lecionação do estagiário terá de ocupar 8 tempos letivos semanais.

Na totalidade do semestre, o estagiário, deve:

. Lecionar pelo menos 124 horas, incluindo 4 horas em turma(s) do(s) orientador(es) cooperantes, e as restantes horas nas turmas das quais o próprio professor estagiário é titular;

. Realizar pelo menos 58 horas e meia de observação direta de aulas, quer do orientador cooperante ou de outro(s) docente(s) que este considere muito relevante para a formação em causa, quer de outros estagiários, podendo ainda observar outras atividades, incluindo atividades relacionadas com a dinamização de projetos, direção de turma e/ou atividades com relação direta e explícita com conteúdos das disciplinas que estão a ser lecionadas, desde que seja assegurada a lecionação dessas mesmas disciplinas nos 8 tempos letivos semanais acima referidos;

. Realizar pelo menos 22 horas e meia de sessões de planificação com os orientadores cooperantes;

. Realizar pelo menos 15 horas de sessões de reflexão com os orientadores cooperantes.

Das sessões de reflexão, é feito pelos estagiários, quinzenalmente e por tópicos, um breve memorando que dê conta das apreciações que foram emitidas sobre o desempenho de cada estagiário, devendo ser validado por quem as emitiu. Além disso, no final do semestre, o estagiário deverá entregar, aos orientadores de Escola e da UAc, uma reflexão global, escrita, sobre as dinâmicas pedagógicas vividas.

Os orientadores cooperantes terão de observar a lecionação de cada professor estagiário nas turmas deste em dez tempos letivos. Também terão de assistir a todas as aulas ministradas por estagiários a turmas da sua distribuição de serviço docente. Os alunos estagiários têm por referência as horas anteriormente indicadas para a lecionação e a observação direta apenas em turmas/aulas do(s) respetivo(s) orientador(es) cooperante(s). As horas das componentes de Planificação e de Reflexão também são as anteriormente indicadas, considerando o total de horas do respetivo plano de estudos. Todos os  estagiários terão de elaborar, até ao dia 18 de novembro de 2024, um Projeto Formativo (alínea a, do artigo 188. º do DLR n.º 23/2023/A, de 26 de junho), a título individual, com o apoio dos seus supervisores da Escola e da UAc, a fim de ser submetido a aprovação em sede do Conselho Pedagógico da Escola.

A avaliação dos estagiários será orientada por um Perfil de Desempenho e por critérios de avaliação ao nível do Projeto Formativo do Estagiário (PFE), da Planificação, da Lecionação e da Reflexão (documentos a disponibilizar depois de aprovados pela Comissão Coordenadora dos Estágios Pedagógicos), que estarão na base das apreciações emitidas ao longo do processo formativo. A classificação final do estagiário a atribuir pelo(s) orientador(es) cooperante(s) será única, bem como a que será atribuída pelos orientadores da UAc, ou seja, sem se especificar percentagens para a Planificação, a Lecionação e a Reflexão. Em última instância, a Universidade é a instituição com responsabilidade pela formação de cada curso e o peso percentual de cada nota já dada, para a nota final a obter por cada estagiário, terá em conta o tipo de horas que a UC de estágio integra. Assim, nas UC de estágio que incluam, semanalmente, lecionação de horas de Seminário, o cálculo da nota final é o seguinte: peso de 15% para a nota de Seminário, atribuída pelos docentes que lecionam essas horas; peso de 35% para a nota de Estágio, atribuída pelo(s) orientador(es) cooperante(s); e peso de 50% para a nota de Estágio, atribuída pelos orientadores da UAc.

São feitos registos da presença dos estagiários nas atividades de Lecionação, nos momentos de Observação e nas sessões de Planificação e de Reflexão. Conforme previsto no Regulamento dos Estágios Pedagógicos da UAc, eventuais faltas à lecionação carecem de justificação médica ou de documento que ateste outra situação de força maior, sendo a lecionação reposta oportunamente.

Relativamente às 15 horas Teórico-Práticas, com carácter letivo, são asseguradas por cada Orientador da UAc junto dos seus núcleos de estágio, para apoiar os estagiários na planificação de sequências didáticas, na construção e revisão de materiais pedagógicos e na reflexão e análise crítica do trabalho implementado. Além disso, estas horas poderão servir para atualização de conteúdos cuja consolidação se considere oportuna.

Ainda com carácter letivo, as 30 horas de Seminário decorrem com todos os núcleos de estágio e destinam-se à análise dos contextos educativos do estágio, ao aprofundamento de princípios subjacentes às opções tomadas, à definição de propostas globais do trabalho a desenvolver, vertidas no PFE, à regulação do trabalho desenvolvido neste projeto, ao debate de temáticas pertinentes no âmbito do estágio e ao apoio a processos investigativos. De modo complementar e sem caráter letivo, poderão ser disponibilizadas horas, a agendar com os estudantes de cada núcleo de estágio, para orientação pessoal de tipo tutorial, no que se refere à preparação e/ou reflexão da intervenção dos estagiários nas escolas.

Os métodos de ensino a adotar privilegiam a experimentação e sua análise, a troca de experiências e a apresentação de propostas dos estagiários para debate e eventual investigação.

 

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Método de Avaliação