Análise de Dados em Ciências Sociais

Código

01061843

Créditos ECTS

6

Objetivos

A presente unidade curricular procura facultar aos alunos uma abordagem ao vasto conjunto das metodologias de análise e tratamento de dados existentes em Ciências Sociais, desde as mais usuais às mais específicas, desde a produção de dados à utilização de informação já existente para outros fins. Serão apresentadas abordagens qualitativas e mistas de que a construção de indicadores sociais constituem um exemplo concreto.
Pretende-se que os alunos adquiram competências relativas à forma de organização da recolha e tratamento de informação através de inquérito por questionário e de entrevista estruturada ou proveniente das diferentes fontes estatísticas existentes.
Mas requer-se, igualmente, uma atenção muito particular às metodologias de análise e tratamento de informação censitária e estatística utilizada na produção de indicadores sociais, facultando-se um enquadramento conceptual, analítico e de interpretação necessário à compreensão de dados de várias origens assim como das técnicas de tratamento.
Pretende-se ainda familiarizar os alunos com dados relativos à vertente económica e social da vida coletiva, numa perspetiva crítica e analítica dos indicadores sociais e sua utilização e tratamento na investigação aplicada em ciências sociais.

Programa

1. Amostragem e investigação por inquérito.

2. Análise de Variância (ANOVA) fatorial e efeitos de interação.

3. Análise de Variância Multivariada (MANOVA).

4. Análise de Covariância (ANCOVA).

5. Análise de Covariância Multivariada (MANCOVA).

6. Análise em Componentes Principais (ACP).

7. Análise Fatorial das Correspondências (AFC) e relação conceptual e geométrica com ACP.

8. Análise de Clusters (métodos hierárquicos e método das k-médias)

9. Análise Discriminante: funções discriminantes, classificação e validação.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino combina aulas teóricas e aulas teórico-práticas, de modo a articular a compreensão dos fundamentos estatísticos com a sua aplicação prática. Nas aulas teóricas, a exposição dos conteúdos é apoiada por exemplos ilustrativos, permitindo a clarificação dos pressupostos, da fundamentação teórica e da finalidade das técnicas apresentadas.

Nas aulas teórico-práticas, recorre-se ao uso de software estatístico (por exemplo, SPSS e EXCEL) para a resolução de exercícios, análise de bases de dados e interpretação de resultados. Os estudantes são desafiados a aplicar os procedimentos abordados, individualmente ou em pequenos grupos, sendo acompanhados pela docente ao longo do processo. Incentiva-se a discussão crítica sobre as escolhas metodológicas, os resultados obtidos e a comunicação das conclusões.

Esta abordagem promove a aprendizagem ativa, o desenvolvimento de competências práticas e a consolidação integrada de conhecimentos conceptuais e operacionais, em consonância com o modelo pedagógico adotado pela UC e com os objetivos de aprendizagem definidos.

Bibliografia

BRYMAN, Alan & CRAMER, Ducan (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais, Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS, Lisboa: Celta.

EVERITT, Brian S. & DUNN, Graham (2001) Applied Multivariate Data Analysis, London, UK: Edward Arnold. (BibUAç 519.23 E94a).

 HILL, Manuela Magalhães & HILL, Andrew (2000) Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo.

JOHNSON, Richard A. & WICHERN, Dean W. (2002) Applied Multivariate Statistical Analysis, Upper Saddle River: Prentice Hall. (BibUAç EG 519.23 J65ap - 102963).

RAMOS, Madalena & BARROSO, Mário (2001) Métodos Quantitativos para as Ciências Sociais, Lisboa: Edições Sílabo.

REIS, Elizabeth, Estatística Multivariada Aplicada (2001), 2ª ed., Lisboa: Edições Sílabo. (BibUAç SD 519.23 R299e 102967E2).

MAROCO, João (2003) Análise Estatística - Com Utilização do SPSS, Lisboa: Sílabo. (BibUAç 519.2 M311a 103574).

MOREIRA, António, MACEDO, Pedro, COSTA, Maria, MOUTINHO, Victor (2011). Exercícios de Estatística com recurso ao SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.

PEREIRA, Alexandre & PATRÍCIO, Teresa (2013) Guia Prático de Utilização do SPSS - Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia, 8ªed., Lisboa: Edições Sílabo.

PESTANA, M. Helena & GAGEIRO, J. Nunes (2014) Análise de Dados para Ciências Sociais-A Complementaridade do SPSS, 6º edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Método de Avaliação

    Frequência –  60%

    Trabalho (em grupos de cerca de três estudantes) –  30%

    Avaliação contínua – 10%