História da Arte e da Cultura

Código

02015668

Créditos ECTS

6

Objetivos

a) Identificar manifestações artísticas do período clássico grego, ressaltando o papel do arquétipo, do cânone e do modelo;
b) Caraterizar o urbanismo e a arquitetura romana;
c) Compreender o papel das instituições monásticas e das cortes régias e senhoriais na produção e disseminação de diversas formas de cultura;
d) Distinguir as caraterísticas dos estilos românico e gótico;
e) Compreender o desenvolvimento dos valores e atitudes humanistas;
f) Caracterizar a arte e a mentalidade barrocas;
g) Entender as motivações, as fases e manifestações do movimento romântico;
h) Relacionar o aparecimento das novas correntes culturais e artísticas com as transformações da revolução industrial;
i) Relacionar a I Guerra Mundial com as transformações operadas na cultura, nas ciências e nas artes;
j) Aplicar os conceitos: Futurismo; Abstracionismo; Modernismo; Cultura de massas;
k) Relacionar as aprendizagens com a História e o património regional e nacional.

Programa

1. Arquétipo, Cânone e Modelo – Da abstração grega à invenção romana
1.1. Sistema arquitravado grego
1.2. Sistema abobadado romano

2.3. Antropometria e antropocentrismo: escultura clássica
2. Maniqueísmo, Forma Simbólica e Iconoclastia – Da eclosão do Cristianismo às catedrais
2.1. Igrejas paleocristãs e bizantinas
2.2. Monaquismo e organização do espaço cristão
2.3. A cidade, a universidade e as catedrais góticas

3. Ordem, Hierarquia e Razão – Do Humanismo ao Iluminismo
3.1. Florença, o Humanismo e o Mecenato
3.2. Sonho e aparato na arte das cortes europeias
3.3. Reação iluminista e neoclassicismo

4. Tradição e Inovação – do Romantismo ao mundo capitalista
4.1. Revivalismos historicistas e artes decorativas
4.2. Estruturalismo neogótico
4.3. Arquitetura dos engenheiros
4.4. Naturalismo e anti academismo

5. Rutura, Ciência e Técnica – Da I Grande Guerra à "cultura-mundo"
5.1. Fotografia e cinema
5.2. Cubismo, construtivismo e futurismo
5.3. Modernismo
5.4. Pós-modernismo

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão e análise crítica das temáticas abordadas e de casos práticos. Utilizam-se diapositivos e suportes visuais de multimédia na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada on-line através da plataforma MOODLE. Fomentam-se sessões livres de trabalho individual e em grupo sob a orientação do docente.

A avaliação contínua compreende a participação nas aulas e debates, a elaboração de um projeto sob a orientação do docente e/ou a apresentação de um relatório crítico sobre um artigo científico relacionado com um tópico da disciplina. Os critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação serão acordados com os alunos no início do semestre.

Bibliografia

Adorno, T. & Horkheimer, M. Dialectica del Iluminismo, Buenos Aires, Ed. Sur, 1970.
Baudelaire, Charles, A invenção da modernidade (sobre arte, literatura e música). Lisboa:
Relógio d´Água, 2006. [antologia de textos do autor. 1845-]
Belting, Hans, The end of the history of art? Chicago; Londres; University of Chicago Press, 1987
Benjamim, Walter, A Modernidade. Lisboa: Assírio e Alvim, ,2006.
Danto, Arthur, After the End of Art: contemporary art and the pale of history, New Jersey:
Princeton University Press, 1997
Eco, Umberto, Obra Aberta. 4ªed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986
Franpton, Kenneth, Historia Crítica de la Arquitectura Moderna, trad. de Jorge Sainz, 11ª edição, Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002 (ed. original: 1981).
Francastel, Pierre, Imagem, Visão e Imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987
Gombrich, Ernst, História da Arte.
https://anatomiaartistica.files.wordpress.com/2014/09/historia-da-arte-gombrich.pdf
Horkheimer, M. "Art and Mass Culture". Studies in Philosophy and Social Sciences, (Revista do Instituto), 1941.
Preciozi, Donald, The Art of Art History: A Critial Anthology. Oxford University Press, 2009

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %