Estágio em Ensino da História

Código

02015700

Créditos ECTS

36

Objetivos

1. Mobilizar, de forma articulada, conhecimentos científicos no âmbito da História e do Ensino da História, demonstrando iniciativa e capacidade de tomar decisões informadas e refletidas em termos de intervenção e investigação;
2. Planificar situações educativas alinhadas com o currículo formal e ajustadas aos contextos, alunos e escolas, procurando valorizar dinâmicas de projeto;
3. Desenvolver o currículo inerente ao próprio projeto formativo, procedendo a reajustamentos, de modo a assegurar a consecução de aprendizagens pelos alunos, e respeitando princípios éticos e deontológicos;
4. Promover processos de trabalho colaborativo, quer com a comunidade escolar, quer com a comunidade educativa alargada;
5. Analisar criticamente a ação pedagógica desenvolvida ou observada, sendo capaz de a enquadrar nos respetivos contextos escolares e condições sociais e a conectar com conhecimentos adquiridos, histórias de vida e processos relacionais, facilitando a estruturação da identidade profissional.

Programa

1. Planificação da lecionação em História (teorias e modelos curriculares, capacidades e competências, prioridades educativas, documentos norteadores, conteúdos e conceitos, componentes curriculares e sua articulação);
2. Ação educativa em contexto, refletindo o desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais (aprendizagens valorizadas na ação, conteúdos veiculados, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de aula e construção das interações, avaliação e relações com outros intervenientes educativos);
3. Avaliação da ação desenvolvida (critérios, instrumentos, conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão na e sobre a ação);
4. Atividades educativas pautadas por princípios e processos da investigação educacional.

Métodos de Ensino

Refira-se a imersão, observação e intervenção educativa em contextos reais, em sintonia com os currículos oficiais e respeitando o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Acresce a reflexão sobre a intervenção havida, deduzindo-se reajustamentos aos processos. A classificação dos estudantes decorre dos seus desempenhos em termos da planificação, lecionação e reflexão, de forma integrada, bem como da sua capacidade investigativa.

São elementos de avaliação: desempenho na observação, planificação, lecionação supervisionada e respetiva reflexão. Nesta UC, a avaliação é exclusivamente contínua e a avaliação final dos mestrandos terá em conta os seguintes elementos: o desempenho na lecionação supervisionada com ênfase na pertinência e fundamentação das opções tomadas e no impacto destas nas aprendizagens dos alunos e na reconstrução da ação educativa subsequente. O domínio da língua portuguesa e a reflexão nas sessões de trabalho serão continuamente avaliados. Os perfis de desempenho expectável estão explicitados em documento próprio, bem como os critérios de avaliação da planificação, da lecionação e da reflexão, estando disponibilizados na plataforma Moodle.

Bibliografia

Fonseca, T. N. L. (2003). História e Ensino de História.Editora Autêntica.
López Facal, R., Miralles Martínez, P., Prats Cuevas, J. (Dir), & Gómez Carrasco, C. J. (Coord.) (2017). Enseñanza de la historia y competencias educativas. Graó.
Melo, M. C. (2008) (Org.). As imagens na aula de História: diálogos e silêncios. Edições Pedago.
Prats, J. (2001). Enseñar Historia: Notas para una didáctica renovadora. Junta de Extremadura/ Consejería de Educación, Ciencia y Tecnología.
Talin, R. (2014). The teaching of History in Secondary School. International Journal of Social Science and Humanities Research, 2 (3), 72-78.
Zabalza, M. A. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular. ASA.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %