Seminário de Didática em História
Código
02015711Créditos ECTS
12Objetivos
1. Analisar e refletir, de forma crítica e fundamentada, sobre os processos educativos e as próprias práticas, tendo em vista a qualidade e o sucesso educativos;
2. Identificar e delimitar situações problemáticas emergentes da observação e intervenção pedagógica no âmbito das várias unidades curriculares de estágio que integram o plano de estudos;
3. Mobilizar e articular conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos na planificação de experiências pedagógico-didáticas para o ensino-aprendizagem da História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário;
4. Conceber e avaliar recursos educativos para o ensino da História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Programa
a) Do(s) ano(s) de escolaridade em que os estudantes estiverem a estagiar;
b) Da macro programação das suas escolas e orientadores cooperantes;
c) Dos respetivos projetos formativos;
d) Dos temas dos relatórios de estágio individuais.
Métodos de Ensino
Esta UC assume uma natureza predominantemente teórico-prática, assentando na interação e debate professor-aluno e aluno-aluno em ciclos de planificação-ação-reflexão. Fruto da necessidade do aprofundamento de determinados conteúdos, poderão decorrer sessões de exposição dialogada, bem como a apresentação, discussão e avaliação de estratégias e recursos educativos.
A UC prevê ainda atividades de simulação e experimentação com turmas de outras escolas/docentes num contexto de oficina de ensino da História, bem como de workshop para docentes de Histórica do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Nesta UC, a avaliação é exclusivamente contínua e a avaliação final dos mestrandos terá em conta os seguintes elementos:
1) Construção do Plano Formativo Individual (PFI) e respetivo relatório de avaliação (20%);
2) Identificação de problemas nas turmas e elaboração individual de um plano de ação de melhoria, concretizado na construção de recurso(s) pedagógico-didático(s) (40%);
3) Organização, em grupo, de atividades que envolvam a comunidade escolar, centradas no tema de Relatório e/ou numa efeméride histórica local, nacional ou mundial. O produto final da avaliação consistirá na elaboração de um relatório de atividades promovidas, no qual deverá constar uma reflexão sobre a construção de conhecimento ocorrida (40%).
Bibliografia
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Pinsky, C. B. (Org.) (2009). Novos temas nas aulas de história. Editora Contexto.
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