Estágio em Ensino da Informática III
Código
02015965Créditos ECTS
9Objetivos
1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência, didática e educação em geral em contexto de 3.º Ciclo do Ensino Básico;
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa;
3. Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares formais e adequadas aos contextos de intervenção;
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre alunos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes;
5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados;
6. Promover processos de trabalho colaborativo, com as comunidades escolar e educativa alargada;
7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.
Programa
1. Planificação do processo educativo em 3.º Ciclo do Ensino Básico na área de Informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas);
2. Ação educativa em contexto de sala de aula (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de aula e construção das interações);
3. Avaliação da ação educativa desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).
Métodos de Ensino
O Estágio em Ensino da Informática III implica a intervenção em contexto de 3.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 110 horas de contacto, que implicam a lecionação em situações reais, conforme o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Esta UC contemplará, ainda, sessões teóricas e teórico-práticas para conceção e análise de sequências didáticas, materiais pedagógicos e para reflexão sobre o trabalho implementado e momentos de orientação tutorial, para esclarecimentos aos estudantes. O tempo de seminário destinar-se-á à análise dos contextos educativos, à elaboração do Projeto Formativo Individual e à elaboração do Relatório de Avaliação do PFI.
Elementos de avaliação:
1) conceção de um projeto individual de intervenção, sua monitorização e avaliação final - 15%;
2) desempenho na lecionação supervisionada, focando a pertinência das opções tomada e o seu impacto nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa - 85%.
Bibliografia
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Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %