Da Polis à Comunidade Atlântica

Código

02016253

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

No final da UC, espera-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Identificar e analisar as principais teorias das Relações Internacionais;

2. Caracterizar o sistema internacional contemporâneo. Analisar o impacto que as várias teorias tiveram na moldagem do mesmo desde o final da 2.ª Guerra Mundial;

3. Identificar as principais lacunas e limitações do sistema atual e refletir sobre possíveis cenários futuros;

4. Desenvolver trabalho de investigação autónomo, com reflexos na aquisição de competências ao nível da interpretação e da crítica.

Programa

1. Introdução geral. Teoria, conhecimento e acção;

2. Relações Internacionais e Organização Política. O Estado e o Sistema Internacional;

3. Principais perspetivas teóricas das relações internacionais;

4. Estado, realismo e poder. Realismo, realpolitik e neo-realismo. Realismo, utopia e teoria de sistemas;

5. Liberalismo, utopia e institucionalismo. Liberalismo, mercados e justiça.

6. Direito, proibição e dever de guerra. O paradigma do homem moral e da sociedade imoral.

7. Teoria das relações internacionais: crise do Estado e relevância para o futuro;

8. Soberania e autonomia. Federalismo, funcionalismo e integração na configuração de novos sujeitos, políticos e de relações internacionais. A Região Autónoma como ente político e a Europa como OPNI;

9. Os Estados Unidos e a Europa. Guerra fria e integração europeia

10. Relação Transatlântica: parceria, competição e construção comunitária. Interesses, valores e comunidade política. A ideia de Comunidade Atlântica, em meados do século XX e hoje;

11. Conclusão. Os Açores, as Regiões Ultraperiféricas, a Europa e a Comunidade Atlântica.

Métodos de Ensino

A componente teórica respeita à exposição dos conteúdos programáticos, interligando-os com a bibliografia recomendada. Por sua vez, a componente teórico-prática privilegia o debate entre o docente e os alunos, assim como pontuais interações de grupo, que passam sobretudo por demonstrar a compreensão dos conteúdos programáticos por parte dos alunos.

Bibliografia

AUGBURG, Valérie, Gérard Bossuat and Giles Scott – Smith, European Community, Atlantic Community;
DOUGHERTY, James & PFALTZGRAFF, Robert, Relações internacionais. As teorias em confronto, Lisboa, Gradiva, 2003;
DUNNE, Tim, Milja Kurki and Steve Smith, International Relations Theories - Discipline and Diversity, Oxford, Oxford University Press, 2010;
HERTER, Christian, Toward an Atlantic Community, New York, Harper and Row, for the Council on foreign Relations, 1963;
HUNTINGTON, Samuel, O choque das civilizações e a mudança na ordem mundial, Lisboa, Gradiva, 1999;
KAGAN, Robert, O paraíso e o poder. A América e a Europa na nova ordem mundial, Lisboa, Gradiva. 2003;
MALTEZ, José Adelino, Curso de relações internacionais, Lisboa, Princípia, 2002;

NIEBUHR, Reinhold, Moral Man and Immoral Society. A study in ethics and power, New York, Charles Scribner’s Sons, 1960;
ROSAMOND, Ben, Theories of European Integration, London, Macmillan, 2000;
SLOAN, Stanley, NATO, the European Union and the Atlantic Community. The transatlantic bargain challenged, Lanham, Rowman & Littlefield, 2005;
WALTZ, Kenneth, Man, the State and War. A theoretical analysis, New York, Columbia University Press, 1959;
WALZER, Michael, Just and Unjust Wars, 2ª ed., New York, Basic Books, 1992

Nota: a bibliografia indicada é uma recomendação. A sua leitura não é obrigatória, mas deverá ser encarada como uma base para explorar os pontos fundamentais desta unidade curricular e como base para os trabalhos de investigação que serão desenvolvidos ao longo do semestre. Qualquer bibliografia de leitura obrigatória para análise durante as aulas será indicada pelo docente com a devida antecipação e os excertos relevantes serão fornecidos.

Método de Avaliação

  • Apresentação do trabalho de investigação - 20 %
  • Assiduidade e Participação - 5 %
  • Trabalho de investigação - 75 %