Introdução à Psicologia

Código

0105080

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objectivos de aprendizagem:

1 – Descrever marcos históricos na construção da Psicologia como ciência.

2 – Reconhecer pressupostos teóricos das diversas “escolas” e fatores socioculturais que contribuíram para o seu surgimento, evolução e limites.

3 – Reconhecer a importância da avaliação de evidências em Psicologia.

4 – Caracterizar contextos de intervenção psicológica.

Programa

1. A Construção da Psicologia como Ciência

A problemática psicológica na história do pensamento ocidental; a ciência do séc. XIX e a emergência da Psicologia como ciência empírica; os pioneiros da construção.

 

2. Desenvolvimentos Teóricos

A Psicologia do século XX, as grandes escolas e a evolução para áreas de especialização.

A interdisciplinaridade e a Psicologia contemporânea.

 

3. Desenvolvimentos Metodológicos

A importância dos métodos e a necessidade da medida. O valor do ónus da prova

A experimentação, a correlação, a observação.

 

4. Desenvolvimentos das Aplicações

Tensões entre Psicologia pura e Psicologia aplicada.

Áreas tradicionais e novos campos de intervenção.

Organizações científicas e profissionais que representam a Psicologia e os psicólogos.

Métodos de Ensino

A unidade curricular está organizada em aulas teóricas (T:30h) e teórico-práticas (TP:30h). As primeiras são sustentadas na apresentação e discussão de conteúdos por parte do professor, enquanto as segundas se focam preponderantemente no trabalho dos estudantes, por exemplo através do questionamento ou debate, ou realização de reflexões escritas, de em aula ou fora da aula. O diálogo crítico com a turma está contemplado em todo o período de aula. A avaliação é realizada através de dois momentos de produção individual (50% cada).

Bibliografia

Kalat, J. W. (2017). Introduction to Pshychology. Cengage Learning.

 Lawson, R. B.;Anderson, E. D.; & Cepeda-Benito, A. (2018). Psychology. Globalization, Ideas and Applications. Routledge.

 Nolen-Hoeksema, S.;  Fredrickson, L. B.; Loftus, G. R.; & Wagenaar, W. A. (2015). Atkinson & Hilgard’s Introduction to Psychology. Cengage Learning.

 Shultz, D. P.; & Shultz, S. E.  (2016). A History of Modern Psychology. Cengage Learning.

Método de Avaliação

  • Momento de produção individual 1 - 50 %
  • Momento de produção individual 2 - 50 %