Introdução às Neurociências

Código

01062007

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta unidade curricular pretende promover uma introdução às neurociências. Há três objetivos distintos: A) conhecer as metodologias de investigação em neurociências, B) conhecer as estruturas e o funcionamento do sistema nervoso e sua relação com os processos psicológicos, e C) conhecer as alterações do sistema nervoso e sua relação com o comportamento humano.

No objetivo A, pretende-se que o aluno 1) saiba definir neurociências e 2) conheça as metodologias das neurociências. No objetivo B pretende-se que o aluno 1) conheça a anatomia do sistema nervoso, 2) conheça o funcionamento do sistema nervoso, 3) conheça os neurotransmissores e sua relação com processos psicológicos, 4) conheça o processo de desenvolvimento e de degenerescência do sistema nervoso, e 5) conheça o cérebro humano na relação com processos mentais.

No objetivo C, pretende-se que o aluno 1) aprenda respostas do sistema nervoso, 2) conheça alguns distúrbios e 3) conheça algumas abordagens do tratamento e reabilitação. 

Programa

Introdução sobre Neurónios, sinapses, neurotransmissores

Neurociência Sistémica, Neurociência Comportamental e Neurociência Cognitiva

Planos cortes e pares cranianos – Meninges e sistema ventricular

Comunicação neuronal (potenciais de ação, limiares de ativação, recaptação, glutamato, estimulantes, depressores, princípios básicos de neuropsicofarmacologia, redes neuronais)

Sistema límbico, Modularidade, SNC, SNP, Simpático e Parassimpático, Córtex, Amígdala, estudos de caso (e.g., Ulrike Meinhof Charles Whitman).

Estudos laboratoriais e experimentais com modelos humanos e animais. Registo direto; Ressonância magnética funcional (fmri); estudos de lesão, inativação, remoção e observação de lesão “natural”.

Amígdala: Medo/Ansiedade e DSPT. Conformidade social; amígdala basolateral e central. O seu papel na aquisição e extinção do medo e memórias de medo.

Conexões de e para a amígdala - Substância cinzenta periaquedutal; O lobo da Insula; Hipocampo; Córtex motor; Núcleo do leito da estria terminal; Locus ceruleus. Medo e agressão

Córtex Frontal – Conexões; Expressão genética; Desenvolvimento e maturação; Neurónios Von Economo;

Estudos de caso (e.g., Phineas Gage)

Sistema dopaminérgico - Sistema dopaminérgico mesolímbico/mesocortical

Primming e triggers de comportamento – Pistas externas e interocepção

Princípios de neuroendocrinologia – Hormonas, metabolismo, glândulas do sistema endócrino

Métodos de Ensino

A disciplina é orientada para a aprendizagem de conceitos. As aulas teóricas são predominantemente expositivas, havendo lugar para momentos reflexivos. A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório: 1) O resultado de duas provas de frequência.

Bibliografia

Bear, M. F., Connors, B. W., & Paradiso, M. A. (2002). Neurociências: Desvendando o sistema nervoso. Artmed.
Brandão, M. L. (2005). As bases biológicas do comportamento: Introdução à neurociência.
Kalat, J. K (2004). Psicologia biológica (8ª ed.). Ediciones Paraninfo.
Mchenry, B., Sikorski, A. M., & Mchenry, J. (2013). A counselor's introduction to neuroscience. Routledge.
Rego, A. C., Duarte, C. B., & Oliveira, C. R. (Eds.) (2017). Neurociências. Lidel – Edições Técnicas.
Sapolsky, R. M. (2018). Comportamento: A biologia humana no nosso melhor e pior. Edição: Temas e Debates.

Método de Avaliação

  • Frequência 1 - 50 %
  • Frequência 2 - 50 %