Psicologia da Memória

Código

01062046

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo geral o aprofundar conhecimentos acerca dos processos de memória humana. Inclui o desenvolvimento de competências de investigação em memória humana, nas abordagens cognitiva, da neuropsicologia e da neurociência. Fomenta a compreensão da arquitetura da memória humana e da relação entre memória e a execução de tarefas mentais. No final da unidade curricular, o aluno deve conhecer os fenómenos de aprendizagem, evocação e esquecimento; deve conhecer processos normativos e patológicos em memória; deve ser capaz de avaliar e planear a promoção e reabilitação da memória.

Programa

Esta unidade curricular é subordinada ao tema geral da memória humana. Conta como conteúdos programáticos específicos:
1. Introdução à memória: definições, tipos, teorias e modelos; metodologias;
2. Memória e o cérebro: neuropsicologia, imagiologia cerebral, eletrofisiologia e genética;
3. Memória de curto prazo;
4. Memória de trabalho;
5. Memória episódica e memória semântica:
6. Evocação;
7. Esquecimento;
8. Memória autobiográfica;
9. Memória ao longo da vida: memória na infância e na velhice;
10. Testemunhas oculares e memórias falsas;
11. Memória prospetiva;
12. Quando a memória falha: amnésia, demência, trauma e lesões;
13. Melhorar a memória e intervenção em memória.

Métodos de Ensino

A disciplina é orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto. Nas aulas teóricas, na faze expositiva é assistida por meios auxiliares de projeção, intercalados por demonstrações e experimentação de fenómenos. A sessões teórico-práticas são desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a planificação e implementação de um projeto de investigação dentro de uma das temáticas abordadas.

A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório:

1) O desempenho contínuo dos alunos nas tarefas desenvolvidas em cada aula (bonificação até +/- 10% da nota final);

2) a implementação do trabalho de projeto, realizada em grupo (20%);

3) o resultado de duas provas de frequência (80%).

Bibliografia

Baddeley, A., Eysenck, M. W., & Anderson, M. C. (2020). Memory. Psychology Press

 

Baddeley, A. D. (2004). The psychology of memory. The essential handbook of memory disorders for clinicians, 1-13.

 

Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Piccin.

 

Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva-7. Artmed Editora.

 

Baddeley, A. D. (2004). The psychology of memory. The essential handbook of memory disorders for clinicians

 

Loftus, E. F. (1996). The myth of repressed memory and the realities of science. Clinical Psychology: Science and Practice3(4), 356-362.

 

Otgaar, H., Howe, M. L., Dodier, O., Lilienfeld, S. O., Loftus, E. F., Lynn, S. J., ... & Patihis, L. (2021). Belief in unconscious repressed memory persists. Perspectives on Psychological Science16(2), 454-460.

 

Wyer Jr, R. S., & Srull, T. K. (2014). Memory and cognition in its social context. Psychology Press.

Método de Avaliação

  • Prova de frequência 1 - 40 %
  • Prova de frequência 2 - 40 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %