Psicologia da Personalidade
Código
01062054Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer a perspetiva histórica e filosófica do estudo da personalidade
2. Compreender as diferenças culturais na compreensão da personalidade
3. Adquirir conhecimentos sobre os modelos e as teorias da personalidade
4. Refletir sobre as tendências contemporâneas da psicologia da personalidade
5. Diferenciar as perturbações de personalidade
6. Cooperar com os outros em projetos de investigação, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo da UC de Psicologia da Personalidade, de modo a identificar questões de investigação, recolher dados, interpretar resultados, inferir conclusões e dinamizar a discussão sobre os temas investigados.
Programa
1. Conceito de personalidade
Abordagens histórica e filosófica ao conceito de Personalidade
Personalidade e diferenças culturais
Definição psicométrica da personalidade
A consistência da personalidade e a dialética estado-traço
Teoria dos traços (fundamentos)
Teoria dos cinco fatores (Big Five)
2. Modelos da Personalidade
Modelos psicodinâmicos
Modelos fenomenológicos/humanistas
Modelos comportamentais/cognitivistas
Modelos integrativos, narrativas e histórias de vida
3. Tendências contemporâneas da psicologia da personalidade
4. Perturbações de personalidade
Agrupamentos das perturbações de personalidade: Tipos A, B, C
Características e diagnóstico diferencial das principais perturbações de personalidade
Métodos de Ensino
As metodologias privilegiam desde a exposição teórica até a metodologias ativas que passam pela discussão critica de casos, de propostas de investigação e apresentação de estudos exploratórios, tendo por base a ativação de uma atitude reflexiva num espaço de aprendizagem que questiona os estudantes no seu processo de construção do conhecimento. A avaliação contempla três elementos: um teste (50%); um trabalho de investigação exploratório em grupo (35%); a participação continua ao longo do semestre (15%).
Bibliografia
American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnóstico e estatística das perturbações mentais (DSM- 5) (5ª ed.). Climpesi.
Cervone, D., & Pervin, L. A. (2019). Personality: Theory and research (14th ed.). Wiley.
Chamorro-Premuzic, T. (2015). Personality and individual differences (3rd ed.). Willey.
Corr, P. J., & Matthews, G. (Eds.). (2020). The Cambridge handbook of personality psychology. Cambridge University Press
Hall, C. S., Lindzey, G., & Camphell, J. B. (2000). Teorias da personalidade. Artes Médicas Sul.
McAdams, D. P. (2001). The person: An integrated introduction to personality psychology. Harcourt.
Pervin, L. A., & John, O. (Eds). (2008). Handbook of personality: Theory and research (3rd ed.). Guilford Press.
Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2015). Teorias da personalidade. Cengage.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 15 %
- Frequência - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35 %