Psicologia da Personalidade

Código

01062054

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer a perspetiva histórica e filosófica do estudo da personalidade

2. Compreender as diferenças culturais na compreensão da personalidade

3. Adquirir conhecimentos sobre os modelos e as teorias da personalidade

4. Refletir sobre as tendências contemporâneas da psicologia da personalidade

5. Diferenciar as perturbações de personalidade

6. Cooperar com os outros em projetos de investigação, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo da UC de Psicologia da Personalidade, de modo a identificar questões de investigação, recolher dados, interpretar resultados, inferir conclusões e dinamizar a discussão sobre os temas investigados.

Programa

1.       Conceito de personalidade

Abordagens histórica e filosófica ao conceito de Personalidade

Personalidade e diferenças culturais

Definição psicométrica da personalidade

A consistência da personalidade e a dialética estado-traço

Teoria dos traços (fundamentos)

Teoria dos cinco fatores (Big Five)

2.       Modelos da Personalidade

Modelos psicodinâmicos

Modelos fenomenológicos/humanistas

Modelos comportamentais/cognitivistas

Modelos integrativos, narrativas e histórias de vida

3.       Tendências contemporâneas da psicologia da personalidade

4.       Perturbações de personalidade

Agrupamentos das perturbações de personalidade: Tipos A, B, C

Características e diagnóstico diferencial das principais perturbações de personalidade

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam desde a exposição teórica até a metodologias ativas que passam pela discussão critica de casos, de propostas de investigação e apresentação de estudos exploratórios, tendo por base a ativação de uma atitude reflexiva num espaço de aprendizagem que questiona os estudantes no seu processo de construção do conhecimento. A avaliação contempla três elementos: um teste (50%); um trabalho de investigação exploratório em grupo (35%); a participação continua ao longo do semestre (15%).

Bibliografia

American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnóstico e estatística das perturbações mentais (DSM- 5) (5ª ed.). Climpesi.

Cervone, D., & Pervin, L. A. (2019). Personality: Theory and research (14th ed.). Wiley.

Chamorro-Premuzic, T. (2015). Personality and individual differences (3rd ed.). Willey.

Corr, P. J., & Matthews, G. (Eds.). (2020). The Cambridge handbook of personality psychology. Cambridge University Press

Hall, C. S., Lindzey, G., & Camphell, J. B. (2000). Teorias da personalidade. Artes Médicas Sul.

McAdams, D. P. (2001). The person: An integrated introduction to personality psychology. Harcourt.

Pervin, L. A., & John, O. (Eds). (2008). Handbook of personality: Theory and research (3rd ed.). Guilford Press.

Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2015). Teorias da personalidade. Cengage.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 15 %
  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35 %