Psicologia da Educação
Código
0105123Créditos ECTS
6Objetivos
1. Apreender o conceito de Psicologia Educacional e o seu âmbito disciplinar;
2. Compreender quadros conceptuais, com ênfase para os domínios da aprendizagem, da motivação, da orientação escolar e profissional, e da comunicação e relações interpessoais;
3. Produzir uma reflexão fundamentada sobre a mobilização de processos psicológicos em contextos educativos, com vista ao desenvolvimento de competências, atitudes e práticas que facilitem a intervenção nesses contextos;
4. Fortalecer a perspetiva de que existe uma base científica de conhecimentos que deve orientar a ação educativa;
5. Estar sensível à elaboração de atitudes de observação, pesquisa, análise, reflexão e intervenção na realidade educativa, sob a ótica da psicologia.
Programa
I. Introdução e fundamentos
A emergência de uma psicologia debruçada sobre problemas educativos.
Principais temas de investigação em Psicologia da Educação.
II. Eixo central do processo educativo: aprendizagem
O conceito de Aprendizagem.
Fatores intrapessoais do processo de aprendizagem
Fatores situacionais do processo de aprendizagem
III. Intervenientes no processo educativo
O educando: fatores e processos de desenvolvimento
A família: estilos educativos e respetivas implicações.
O professor e comportamento docente: variáveis intelectuais, sociocognitivas e organizacionais.
O psicólogo da educação: competências científicas, técnicas e interpessoais.
IV. Educação inclusiva
Clarificação do conceito
Enquadramento histórico
Opções metodológicas
O papel do psicólogo da educação
V. Comunicação e Gestão de Comportamentos
A comunicação na relação educativa
Indisciplina, disrupção e bullying
VI. Processo educativo e intervenção vocacional
Abordagens desenvolvimentistas
Intervenção vocacional e construção de projetos de vida
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas (T:30h) e teórico-práticas (TP:30h), sendo desenvolvida através do recurso a métodos diversificados, ora mais centrados no professor e na exposição dialogada, ora mais centrados no estudante, através da realização de atividades de pesquisa (realizada na sala de aula ou fora dela), da discussão e do trabalho interpares. As aulas organizam-se, assim, de modo a alternar momentos de exposição, diálogo, discussão de textos e debates.
Bibliografia
Almeida, M.F. (2019). Como avaliar a prática do professor de educação especial: articular o DL 54/2018, de 6 de julho, com os art.º 16.º e 19.º do Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro. Gestão e Desenvolvimento, 27:229-255.
Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial (2012). Perfil de Professores Inclusivos. Odense, Dinamarca: AEDEE. ISBN (impresso): 978-87-7110-333-5
Armstrong, F. & Rodrigues, D., (2014). A Inclusão nas Escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Caldeira, S. N. & Veiga, F. H. (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século.
Caldeira, S.N. (2007). (Des)Ordem na escola. Mitos e realidades. Coimbra: Quarteto.
Dias, D. (2018) Psicologia da Aprendizagem – Paradigmas, Motivação e Dificuldades. Lisboa: Sílabo.
Mendes. S. A. (2019). A prática profissional da Psicologia Escolar. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Preiss, D. D., & Sternberg, R. J. (2010). Inovations in Educational Psychology. Perspectives on learning, teaching, and human development. New York: Springer.
Reynolds, W., & Miller, G. (2003). Handbook of Psychology. Vol.7 Educational Psychology. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Santrock, J. W. (2017). Educational Psychology: NY: McGraw Hill.
Veiga, F.H. (Coord) (2019). Psicologia da Educação. Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI. Lisboa: Climepsi.
Método de Avaliação
A aferição dos conhecimentos dos alunos contempla a vertente do trabalho individual e a do trabalho colaborativo com pares. Consta de dois elementos: a realização de uma prova escrita presencial (60%) e de um trabalho em grupo de 2/4 pessoas, que permite, a partir da pesquisa e análise de estudos empíricos, o confronto e a expansão de conteúdos lecionados, estando sujeito a apresentação oral que deve ser acompanhada dos respetivos documentos de suporte (40%).
