Psicologia, Crises e Catástrofes

Código

02016472

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer os conceitos básicos das áreas de investigação e intervenção psicológica em crises e catástrofes;
2. Compreender o papel da Psicologia em crises e catástrofes;
3. Conhecer a vertente da preparação para crises e catástrofes;
4. Compreender as múltiplas determinantes individuais e sociais na preparação para crises e catástrofes;
5. Identificar a complexidade inerente à preparação para crises e catástrofes;
6. Conhecer a vertente de intervenção psicológica em crises e catástrofes
7. Explorar a natureza potencialmente traumática das crises e catástrofes
8. Identificar fatores de resiliência relativos a crises e catástrofes
9. Identificar estratégias de Coping para lidar com os crises e catástrofes
10. Estudar o papel do psicólogo ao lidar com pessoas vítimas crises e catástrofes
11. Sugerir formas de suporte

Programa

1. Aspetos introdutórios
1.1. Coexistência com Perigos, Riscos, Crises e Catástrofes
1.2. Conceitos básicos na Psicologia do Risco e das Catástrofes
1.3. A Psicologia em Crises e Catástrofes
2. A Preparação para Crises e Catástrofes
2.1. Conceito e tipos de Preparação (Preparedness)
2.2. Condicionantes Individuais na Preparação para Crises e Catástrofes: crenças; fatores cognitivos e afetivos;
modelos sociocognitivos de preparedness
2.3. Influências Sociais e Comunitárias na Preparação para Crises e Catástrofes: os media; o 'Bem Comum';
Diversidade Social e Mobilidade; Tipos de Comunidade; Sentido de Comunidade
3. A Intervenção em Crises e Catástrofes
3.1 A natureza potencialmente traumática dos desastres naturais.
3.2 Fatores de resiliência ao desenvolvimento de desordens como DSPT, depressão, medos e fobias.
3.3 Respostas defensivas naturais durante o evento
3.4 O papel do psicólogo numa equipe multidisciplinar
3.5 Suporte psicológico posterior ao evento

Métodos de Ensino

A UC estrutura-se numa componente teórico-prática. Uma abordagem mais focada na apresentação dos tópicos do programa por parte dos docentes da UC é associada a uma maior ênfase na participação dos estudantes na discussão de casos no âmbito das problemáticas em foco.

A avaliação dos estudantes incidirá nos conteúdos lecionados e nas leituras sugeridas e poderá ser periódica, através de dois testes (50% cada), ou por exame, na época de exames, no final do semestre. 

Bibliografia

Breakwell, G. M. (2014). The psychology of risk (2nd Ed.). Cambridge University Press.
Coelho, C. M., Suttiwan, P., Arato, N., & Zsido, A. N. (2020). On the nature of fear and anxiety triggered by COVID-19. Frontiers in psychology, 3109.
Paton, D. & McClure, J. (2013). Preparing for disasters. Building household and community capacity. Charles C Thomas Publisher, Ltd.
Pereira, M. (Coord.) (2015). Intervenção Psicológica em crise e catástrofe. Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Rego, I.E., Pereira, S.M., Morro, J., Pacheco, M.P. (2018) - Perceptions of seismic and volcanic risk and preparedness at São Miguel Island (Azores, Portugal). International Journal of Disaster Risk Reduction, 31, 498-503.
Zsido, A. N., Csokasi, K., Vincze, O., & Coelho, C. M. (2020). The emergency reaction questionnaire–First steps towards a new method.
International journal of disaster risk reduction,49, 101684.

Método de Avaliação

    Dois testes - 100 %