Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde
Código
02016483Créditos ECTS
3Objetivos
A UC tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências de investigação em Psicologia, especificamente no que se refere à conceção e planeamento autónomo de projetos de investigação, a partir do contacto com temáticas emergentes na investigação em PCS.
Este objetivo concretiza-se na elaboração de um projeto individual de investigação em Psicologia, a ser implementado no 2º ano (Dissertação de Mestrado).
Objetivos específicos:
1.integrar conhecimentos lecionados em UC de metodologias de investigação (licenciatura e mestrado), relevantes para o desenvolvimento de projetos de investigação;
2.distinguir desenvolvimentos recentes da teoria, prática e investigação em PCS;
3.refletir criticamente sobre os contributos da ciência psicológica para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento social;
4.integrar os estudantes em projetos e equipas de investigação lideradas pelos docentes do Mestrado;
5.elaborar um projeto de investigação autónomo, a implementar durante a Dissertação
Programa
1. Introdução à UC de Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde
1.1. Apresentação das linhas e projetos de investigação em Psicologia Clínica e da Saúde, propostos pelos docentes do departamento
1.2. Estrutura e desenvolvimento de projetos de investigação em Psicologia Clínica e da Saúde
2. Definição do problema de investigação
3. Revisão da literatura e elaboração do enquadramento teórico
4. Formulação de objetivos, questões de investigação e/ou hipóteses
5. Seleção do design metodológico
5.1. Definição da amostra/participantes e procedimentos de amostragem
5.2. Seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados
5.3. Planeamento dos procedimentos de recolha, tratamento e análise de dados
6. Questões éticas
7. A disseminação da investigação em Psicologia Clínica e da Saúde
7.1. Escrita científica
7.2. Apresentação oral
Métodos de Ensino
A componente de seminários funciona de acordo com a metodologia definida por cada docente, considerando o envolvimento ativo dos estudantes, nomeadamente através da reflexão e discussão em grande grupo, a partir de apresentações do estado da arte e de projetos de investigação em desenvolvimento pelos docentes. A componente teórico-prática da UC, que recorre a momentos de apresentação de conteúdos pelo docente, seguidos de discussão em grande grupo, permite a integração de conteúdos programáticos lecionados em UC de metodologias previamente frequentados pelos estudantes (1º ciclo e 1º semestre do Mestrado). A componente de orientação tutorial e trabalho autónomo possibilitam o acompanhamento próximo do trabalho de elaboração do projeto de dissertação de mestrado pelos estudantes, assegurado pelo docente da UC e pela equipa de investigação que acolherá a dissertação de mestrado.
Bibliografia
Almeida, L., Freire, T. (2017). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação (5ª Ed. revista). Psiquilíbrios.
American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). APA.
Fernandes, E. & Almeida, L. (2001). Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. CEEP-UM.
Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (5th Ed). Sage.
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar, redigir. Psiquilibrios.
Método de Avaliação
- Apresentação e defesa perante um arguente - 20 %
- Projeto de dissertação - 80 %