Comunicação e Competências Avançadas de Intervenção em Contextos Clínicos e da Saúde

Código

02016461

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular são:

1º Conhecer a especificidade da comunicação e intervenção psicológica clínica no contexto da intervenção em Psicologia;
2º Refletir sobre o papel da comunicação verbal e não-verbal em contexto de entrevista clínica e da saúde, nomeadamente, enquanto agente facilitador do diagnóstico, adesão terapêutica e satisfação com o sistema de saúde;
3º Lidar com situações difíceis de comunicação, compreendendo o papel da regulação emocional e dos traços de personalidade na comunicação clínica e da saúde;
4º Dominar as competências de comunicação de más notícias
5ºDesenvolver mestria nas competências de comunicação verbal e não-verbal, nomeadamente, de escuta e observação;
6º Dominar a utilização de competências avançadas de intervenção psicológica clínica.

Programa

Os conteúdos programáticos distribuem-se em seis Unidades temáticas (U.t.), divididas entre aulas teóricas e práticas.

A.t .

1ª U.t.: Comunicação e Intervenção em Psicológica Clínica e da Saúde (C e S)

1.1.  Conceptualização introdutória: especificidade da intervenção psicológica clínica

2ª U.t.: Comunicação e saúde:

2.1. Comunicação verbal e não verbal vs relação e adesão terapêuticas

2.2. Comunicação como instrumento de promoção da saúde e mudança comportamental

3ª U.t.: Características individuais e comunicação em contexto clínico:

3.1. Processos de regulação emocional e comunicação

3.2. Personalidade, saúde e comunicação

4ªU.t.: Comunicação de más noticias:

 4.1. O modelo SPYKES

5ªU.t.: Intervenção avançada em Psicologia C e S

5.1. Competências avançadas de atendimento

Aulas t.p.

6ªU.t.: Prática de competências comunicacionais e de intervenção:

6.1. Comunicação digital e analógica

6.2. Empatia, satisfação e adesão terapêutica

6.3. Comunicação em contextos de saúde difíceis

6.4 Competências de atendimento (e.g.: focalização, reflexão de significado e estratégias de influência).

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular está dividida em aulas teóricas e práticas, tendo a duração de um semestre letivo. Nas aulas teóricas utilizar-se-ão técnicas essencialmente expositivas e interrogativas. A discussão dos temas iniciais, em grande grupo, será realizada a partir de leituras previamente efetuadas pelos estudantes (fichas de leitura).

As últimas serão fundadas na realização de roleplays, estudos de caso, aplicando e compreendendo os pressupostos subjacentes a uma correta comunicação em contextos da psicologia clínica e da saúde. Esta metodologia pretende criar a oportunidade de treino das técnicas de comunicação verbal e não-verbal e de intervenção, dentro do processo de consulta clínica e da saúde, subscrevendo as premissas básicas inerentes a uma relação de ajuda. A avaliação considerará quer o conhecimento, quer as aptidões/habilidades dos alunos. Será baseada num teste escrito (80%) e na participação nas aulas práticas (20%).

Bibliografia

Albery, I. & Munafo?. M.(2008). Key Concepts in Health Psychology. SAGE Publications, London.
Ivey, A. E., Ivey, M. B., & Zalaquett, C. P.(2010). Intentional interviewing and counselling: Facilitating client development in a multicultural society (7th Ed). Brooks/Cole.
Leal, I., & Ribeiro, J. P.(Coord.) (2021). Manual de psicologia da saúde. PACTOR.
Kurtz, S., Silverman, J., Draper, J.(2009). Teaching and Learning Communication Skills in Medicine. 2nd Ed., Radcliffe Publishing, Oxford,
San Francisco.
MacDonald, E.(2004). Difficult conversations in medicine. Oxford University Press.
Magnuson, S. & Norem, K.(2015). Essential counseling skills: Practice and application guide. Sage.
Mota Cardoso, R.(2012). Compete?ncias Cli?nicas de Comunicac?a?o. Edic?a?o da Faculdade de Medicina do Porto.
Santiago, L; Mendes, T.; Barreto Carvalho C.(2022). General Practice/Family Medicine Portuguese doctors: ''technicists'' or ''systemics''? Atención Primaria, Vol. 54 102315

Método de Avaliação

  • Frequência - 80 %
  • Resolução de problemas - 20 %