Ciência e Educação

Código

04007844

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Reconhecer a interdisciplinaridade na ciência;
2. Diferenciar modelos de comunicação de ciência;
3. Analisar diversos contextos educativos nos quais pode acontecer a comunicação de ciência;
4. Reconhecer a importância das ferramentas digitais, se corretamente mobilizadas, na comunicação de ciência;
5. Conceber um projeto de comunicação de ciência em contexto educativo (escolar e não escolar, formal ou informal, formação inicial, contínua ou de aprendizagem ao longo da vida), justificando adequadamente as suas opções.

Programa

1. Comunicação, Ciência e Educação; 
2. Modelos de comunicação de Ciência e aprendizagem eficiente;
3. Comunicação de ciência em contexto digital: visibilidade online, redes sociais e fake news; 
4. Citizen science e smart education; 
5. Literacia Científica e Multiliteracias;
6. Educação, recursos multimédia e divulgação de ciências ;
7. Ciência em contextos educativos formais e informais;
8. Projetos de desenvolvimento e divulgação de ciência em contextos educativos.

Métodos de Ensino

Organizada em momentos estruturados da responsabilidade dos docentes, marcados pelo debate coletivo ou de pequeno grupo em torno das temáticas em estudo, esta UC contará, também, com momentos mais direcionados para o conhecimento e análise da comunicação em ciência em contextos educativos reais, através da participação de convidados com experiência na área e com a realização de possíveis visitas a contextos educativos onde a divulgação de ciência é concretizada. Nesta UC será, igualmente, privilegiado o trabalho do aluno, nomeadamente apresentando e discutindo trabalhos relacionados a comunicação de ciência em Educação.

Bibliografia

- Fähnrich, B., Wilkinson, C., Weitkamp, E., Heintz, L., Ridgway, A., & Milani, E. (2021).
- RETHINKING Science Communication Education and Training: Towards a Competence Model for Science Communication. Frontiers in Communication, 6. https://doi.org/10.3389/fcomm.2021.795198
- Marin, J.C., Bervian, P.V., & Güllich, R.I. da C. (2019). Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e teorias educacionais: estado do conhecimento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3610 - Murga, M.M. (2018). El trabajo por proyectos: una vía para el aprendizaje activo. Santillana.
- Sá, M.J., Ferreira, C.M., & Serpa, S. (2020). Science communication and online social networks: Challenges and opportunities. Knowledge Management: An International Journal, 19(2), 1-22. https://doi.org/10.18848/2327-7998/cgp/v19i02/1-22
- Sá, M.J., Serpa, S., & Ferreira, C.M. (2022). Citizen Science in the Promotion of Sustainability: The Importance of Smart Education for Smart Societies. Sustainability, 14(15), 9356, 1-23. https://doi.org/10.3390/su14159356
- Serpa, S., & Santos, A.I. (2020). Critical literacy and literacies. Journal of Education, Teaching and Social Studies, 2(1), 18-23. http://dx.doi.org/10.22158/jetss.v2n1p18
- DeBoer, G.E. (2000). Scientific Literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, 37 (6), 582-601.

Método de Avaliação

  • Apresentação e discussão do Projeto - 40 %
  • Elaboração de um projeto em contexto educativo - 60 %