Ciência e Sociedade
Código
04007800Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Caracterizar o processo de construção do conhecimento científico;
2. Compreender a importância da ciência nas suas múltiplas vertentes;
3. Caracterizar o desenvolvimento da ciência dos tempos históricos à atualidade;
4. Compreender a dimensão organizacional da ciência;
5. Compreender o papel dos cientistas para o desenvolvimento da ciência;
6. Caracterizar as formas de comunicação do conhecimento científico;
7. Reconhecer formas de representação da ciência e dos cientistas na arte e na cultura;
8. Caracterizar as más práticas científicas;
9. Compreender a literacia científica e a perceção dos cidadãos face à ciência;
10. Compreender os fenómenos da pseudociência e do negacionismo;
11. Compreender a evolução e o estado atual da ciência em Portugal.
Programa
1. Ciência: natureza e métodos
1.1. O pensamento científico
1.2. Limites da ciência
1.3. Interação ciência - técnica
1.4. Importância socioeconómica da ciência
2. Evolução histórica da ciência
2.1. Da antiguidade clássica à idade média
2.2. Séculos XVI a XVIII
2.3. Século XIX à atualidade
2.4. Evolução da ciência em Portugal
3. Os cientistas e a comunidade científica
3.1. Instituições científicas
3.2. As sociedades científicas
3.3. A comunicação do conhecimento científico interpares
3.4. A governança da ciência e os cientistas
3.5. A ciência e os cientistas na arte e cultura
3.5.1. Literatura
3.5.2. Cinema
3.5.3. Artes plásticas
3.5.4. Banda desenhada
4. Fraude em ciência
4.1. Ética na prática científica
4.2. Casos de estudo
4.3. A pseudociência
5. Ciência e Sociedade
5.1. Representações sociais da ciência e mediações tecnológicas
5.2. Ciência e Media: Imprensa, televisão, rádio e web
5.3. Literacia científica e políticas públicas
5.3.1. O envolvimento do cidadão na ciência e a ciência cidadã
5.3.2. Desinformação, negacionismo e teorias da conspiração
Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará de acordo com um modelo de ensino híbrido, em que sessões expositivas serão alternadas com momentos de leitura, análise e discussão de documentos propostos pelos docentes e visualização/exploração de websites, vídeos e outros recursos on-line. As sessões expositivas serão baseadas em apresentações em MS Power Point, ou outro software análogo, com recurso a vídeos, esquemas e fotografias ilustrativos dos conceitos, processos e/ou objetos alvo de análise. A matéria será exposta com contínua exploração de casos de estudo aplicáveis a cada tópico, que constituem o elemento comum com os períodos de análise e discussão em sala de aula anteriormente referidos.
A aferição dos conhecimentos adquiridos será efetuada através da elaboração de um ensaio individual sobre um tema abrangido pelo programa da unidade curricular (80% da classificação final), que será que ser apresentado e discutido em sala de aula (20% da classificação final).
Bibliografia
- Calado, J. 2021. Limites da ciência. FFMS
- Caraça, J. 2001. Ciência. Quimera
- CE 2021. Special Eurobarometer 516. CE
- Correia, F.& Soares, A. (Coord.) (2019) A comunicação de Ciência: das
- Universidades ao grande público. Porto: Ed. Afrontamento
- Fara, P. 2009. Science. A four thousand year history. Oxford UP
- Fiolhais, C. 2011. A ciência em Portugal. FFMS
- Fiolhais, C. 2014. História da ciência em Portugal. Arranha-céus
- Fiolhais, C. & Marçal, D. 2017. A ciência e os seus inimigos. Gradiva
- Gago, J.M. 1990. Manifesto para a ciência em Portugal. Gradiva
- Gonçalves, M. E. (ed.) (2000), Cultura científica e Participação Pública, Oeiras: Celta.
- Gonçalves, M. E. (ed.) (2003), Os portugueses e a ciência, Lisboa: D. Quixote.
- Granado, A. & Malheiro, J.V. 2015. Cultura científica em Portugal. FFMS
- Gribbin, J. 2003. Science. A history. Penguin
- Marçal, D. 2014. Pseudociência. FFMS
- Marçal, D. 2019. Cientistas portugueses. FFMS
- Okasha, S 2011. Philosophy of science. A very short introduction. Oxford UP
- Oreskes, N. 2021. Porquê confiar na ciência? Gradiva
- Oreskes, N. & Conway, E.M. 2010. Merchants of doubt. Bloomsbury
- Valentim, Joaquim P. (Org)(2022) Representações Sociais: Para conhecer o Senso
- Comum. Lisboa: Ed. Sílabo
- Vieira, A. & Fiolhais, C. 2015. Ciência e tecnologia em Portugal. FFMS
- Vieira, E. et al. 2019. A evolução da ciência em Portugal (1987-2016). FFMS
- Waller, J. 2010. Fabulous science. Oxford UP
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %