Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais

Código

04007811

Créditos ECTS

3.75

Objetivos

1. Saber identificar fontes de informação credíveis; 
2. Ser capaz de selecionar o que comunicar; 
3. Saber adaptar a linguagem e o registo a cada situação de comunicação; 
4. Ter a capacidade de realizar planos, trabalhos e atividades de comunicação adequados a diferentes públicos e em diferentes contextos (media, redes sociais, e instituições culturais).

Programa

1. A adaptação de obras literárias clássicas para o público adulto e jovem (com a participação de autor convidado); 
2. A divulgação de ciência através da escrita das biografias dos seus agentes (com a participação de autor convidado); 
3. A transmissão de ciência através do texto literário (com a participação de autor convidado); 
4. A divulgação das propriedades e funcionamento das línguas naturais em contextos não escolares (estudos de caso); 
5. O papel da imagem, da ilustração e da pintura na divulgação de ciência (com a participação de autor convidado); 
6. O conceito de ciências sociais e humanas e a sua especificidade metodológica Práticas de divulgação científica no contexto das ciências sociais: investigação ação;
7. A História como ferramenta de comunicação de Ciência: textos, imagens, artes performativas, música, objetos (estudos de caso); 
8. Os desafios das narrativas históricas: manuais didáticos, linguagens científicas, cinema e romances históricos (com a participação de autores convidados);
9. O conceito de ciências sociais e humanas e a sua especificidade metodológica.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará de acordo com um modelo de ensino híbrido, em que sessões expositivas serão alternadas com momentos de leitura, análise e discussão de obras, trabalhos, ou outros recursos, físicos ou on-line, indicados pelos docentes. Para cada um dos pontos dos conteúdos programáticos, haverá o testemunho de um autor com experiência no tipo de trabalho em causa, que partilhará o seu conhecimento e a sua atividade.

Os alunos são avaliados com base na apresentação de um trabalho final de natureza prática de comunicação de ciência (100% da classificação final), que será obrigatoriamente apresentado e discutido em sala de aula. O modelo de unidade curricular não se adequa a avaliação por exame.

Bibliografia

- Bishop, Robert, 2007, The Philosophy of the Social Sciences, New York, Continuum.
- Botterill, G., e Carruthers, P., 2004, A Filosofia da Psicologia, Lisboa, Instituto Piaget.
- Brake, Mark e Emma Weitcamp. (Ed.) 2010. Introducing Science Communication: a Practical Guide. Nova Iorque: Palgrave Macmillan
- Correia, Fernando e Soares, Amadeu (Coord.) 2020. Comunicação de Ciência. Das universidades ao grande público. Porto: Edições Afrontamento.
- Gradim, Anabela: Moura, Catarina e Ramalho. (Org.) 2021. Comunicar Ciência num Mundo em Mudança, Livros LabCom. (https://labcom.ubi.pt/ficheiros/202109151627- livro_labcom_3comunicar_ciencia.pdf)
- Guerra, Isabel C.. (2002). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Ação. O planeamento em Ciências Sociais . Cascais, Principia.
- National Research Council. 2010. Surrounded by Science: Learning Science in Informal Environments. Washington, DC: The National Academies Press (https://nap.nationalacademies.org/catalog/12614/surrounded-by-science-learning-science-in-informal-environments)
- National Research Council. 2009. Learning Science in Informal Environments: People, Places, and Pursuits. Washington, DC: The National Academies Press (https://nap.nationalacademies.org/catalog/12190/learning-science-in-informal-environments-people-places-and-pursuits).
- National Research Council. 2000. How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School: Expanded Edition. Washington, DC: The National Academies Press (https://nap.nationalacademies.org/catalog/9853/how-people-learn-brain-mind-experience-and-school-expanded-edition).
- Randy Olson. 2015. Houston, We Have a Narrative. Chicago: University of Chicago Press.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %