Laboratório Interdisciplinar de Ciências Naturais e Tecnologia

Código

04007822

Créditos ECTS

3.75

Objetivos

1. Reconhecer a importância da comunicação de ciência e tecnologia na sociedade atual; 
2. Reconhecer as diversas formas de comunicação de ciência e tecnologia nas diferentes áreas científicas abordadas na UC;
3. Analisar criticamente diferentes tipos de peças de comunicação de ciência e tecnologia; 
4. Adquirir conhecimentos e conceitos básicos da linguagem de cada uma das áreas científicas e tecnológicas abordadas na UC, munindo os estudantes de saberes multidisciplinares que lhes permitam intervir naquelas áreas;
5. Criar/Construir peças de comunicação para os media, e para diferentes tipos de público não especializado, com base em artigos científicos das áreas da UC.

Programa

1. Metodologias de investigação em ciências naturais e tecnologias;
2. Produção, publicação e divulgação científica;
3. Exemplos de comunicação científica: artigo, poster e comunicação oral;
4. O processo de publicação e revisão científica;
5. Análise crítica de artigos científicos;
6. Produção de uma peça de comunicação para os media, e para diferentes tipos de público não especializado, com base num artigo científico.

Métodos de Ensino

Durante as horas de contacto, que constituem aulas teórico-práticas, os alunos têm oportunidade de contactar com diferentes docentes com extensa experiência em cada uma das áreas abordadas na UC. Nestas aulas haverá momentos expositivos, mas serão privilegiados os espaços de análise e debate de artigos científicos de cada uma das áreas. 

A avaliação consiste na produção de uma proposta de texto de divulgação científica para um público não especializado, a partir da análise de um artigo científico.

Bibliografia

- Baxter, L. A. & Babbie, E. (2003). The basics of Communication Research. Boston: Wadsworth.
- Artigos científicos vários.
- Bertha Gutiérrez Rodilla, 2005. El lenguaje de las ciencias. Madrid. Gredos. 96p. ISBN: 84-249-2741-9.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %