Laboratório Interdisciplinar de Economia e Turismo

Código

04007878

Créditos ECTS

3.75

Objetivos

1. Adquirir conceitos básicos que permitam compreender alguma da linguagem utilizada em trabalhos de investigação nas áreas da Economia e do Turismo; 
2. Adquirir conhecimentos relativos a processo de investigação que permitam analisar e extrair os resultados fundamentais de um trabalho de investigação executado no âmbito da Economia ou do Turismo; 
3. Reconhecer as diversas formas de comunicação e divulgação dos resultados da investigação realizada nas áreas científicas abordadas na UC; 
4. Ser capaz elaborar documentos e peças de comunicação destinadas a um público não especializado, a partir de trabalhos, artigos ou projetos científicos concluídos ou em execução.

Programa

1. Conceitos e noções básicas utilizadas nas áreas da Economia e do Turismo; 
2. Metodologias de investigação em Economia e em Turismo; 
3. Modelos teóricos e formulação de hipóteses; 
4. Recolha e análise dos dados, discussão dos resultados, sumário e conclusões; 
5. O processo de publicação e divulgação científica; 
6. Análise de trabalhos científicos e elaboração de peças de comunicação para um público não especializado.

Métodos de Ensino

A lecionação é composta por aulas teórico-práticas. Cada ponto dos conteúdos programáticos inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos, com base num texto ou trabalho de investigação, distribuído a estes. Os alunos são previamente informados dos textos ou trabalhos que servem de suporte a cada uma das aulas e tópico(s). Após esta breve auscultação, o docente expõe então o texto ou trabalho, em coerência com o(s) objetivo(s) da aprendizagem e corrige, se tal for necessário, ou aperfeiçoa, as respostas iniciais dos alunos. Embora seguindo esta mesma metodologia, a exposição pode ser feita por convidados indicados pelo docente responsável. Os alunos são incentivados a colocar questões e a participar em todas as aulas. 

A avaliação é composta por dois elementos:
1) elaboração em grupo, o qual não pode ter mais de quatro elementos, com apresentação e discussão na aula, de uma peça de comunicação elaborada a partir de um trabalho indicado pelo docente;
2) assiduidade e participação nas aulas. Cada um destes elementos contribui com 90% e 10% para a nota final do aluno, respetivamente.

Bibliografia

- Adams, J., Khan, H. T A., Raeside, R., & White, D. (2007 ). Research Methods for Graduate Business and Social Science Students. Thousand Oaks: Sage Publications Inc. 
- Baxter, L. A. & Babbie, E. (2003). The basics of Communication Research. Boston: Wadsworth. 

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %