Conceção de Recursos Educativos em História
Código
02015685Créditos ECTS
6Objetivos
1. Articular saberes didáticos e de conteúdo para a seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo.
2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em História.
3. Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos.
4. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;
5. Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de História, adequados a contextos e públicos diversificados.
Programa
Objetivos
1. Articular saberes didáticos e de conteúdo para a seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo;
2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em História;
3. Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos;
4. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;
5. Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de História, adequados a contextos e públicos diversificados.
Conteúdos programáticos
1. Educação escolar e comunicação pedagógica:
1.1. Teorias da Comunicação: noções básicas; atitudes comunicacionais e seus efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; comunicação eficaz.
1.2. Comunicação na era digital.
2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão Recursos Educativos.
3. Recursos educativos de base áudio, scripto, visual e digital no ensino a na aprendizagem de História:
3.1. Fontes documentais.
3.2. Imprensa escrita.
3.3. Visitas virtuais, vídeos e documentários.
3.4. Apresentações audiovisuais.
3.5. Livros, e-books, flipbooks, manuais escolares.
3.6. Guiões e fichas de leitura.
3.7. Cartazes e posters.
3.8. Jogos pedagógicos, Quiz online, Webquests.
3.9. Aplicações informáticas especificas, websites, plataformas digitais e redes sociais.
3.10. Inteligência artificial.
4. Seleção e construção de recursos educativos para o ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (planificação/fundamentação, construção, testagem e avaliação/reflexão).
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino
Privilegia-se a observação, análise, experimentação e discussão de recursos educativos diversos, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências para seleção, construção e gestão de materiais educativos, adequados a situações educativas e a públicos diversificados.
A plataforma moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas.
Bibliografia
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