Literatura Portuguesa: Legado Humanista e Renascentista
Código
0105818Créditos ECTS
6Objetivos
Alargamento da cultura literária, com consequente extensão de horizontes culturais e compreensão da literatura clássica.
Proporcionar conhecimentos sobre a literatura e cultura dos séculos XVI, XVII e XVII, quadros e métodos que permitam uma apreciação fundada do seu valor
Descentramento e valoração da alteridade, pelo confronto de sistemas poéticos e axiológicos diferentes, com possibilidades de significação distintas.
Compreender a dinâmica que envolve a eleição do cânone literário de cada época.
Compreensão da importância da literatura quinhentista, e em particular dos autores mais estudados, na consideração da história literária e na identidade portuguesa.
Expor ideias e interpretações pessoais de forma fundamentada, clara e convincente.
Programa
Humanismo, Renascimento e “Literatura Portuguesa Clássica”: a caracterização e os limites dos períodos literários dos séculos XVI, XVII e XVIII. Os principais autores e obras.
Traços gerais da poética clássica.
O século XVI e o início do XVII em Portugal: o classicismo renascentista e o maneirismo
O contexto histórico cultural e artístico. Integração nos movimentos europeus; as influências italiana e espanhola.
A importância histórico literária de Sá de Miranda
Significado e importância da “maneira italiana” e da renovação poética. A persistência da poética peninsular.
O mundo poético de Sá de Miranda. Uma nova conceção do Poeta e da Poesia.
As Rimas de Camões
A expressão individual e a tradição literária. A presença dos antigos e dos modernos.
Petrarquismo, biografia poética, Amor e Fortuna. A memória e o desterro. O desengano e a vida humana. A natureza e a figura feminina.
A unidade da mundividência camoniana.
Camões na literatura e na cultura portuguesas.
Métodos de Ensino
Aulas teórico e teórico-práticas, de acordo com o plano de estudos do curso.
Exposição teórica das aulas, acompanhada, sempre que possível, pelo recurso a comentário de obras doutrinárias. Confronto com outras formas de arte, numa perspetiva cultural de contextualização histórico-cultural (interdisciplinar, se se quiser).
Prática de leitura comentada e análise de textos literários, com apelo frequente à leitura expressiva de poemas.
Aos alunos cabe também a exposição pequenos trabalhos de investigação e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia
Sá de Miranda, Obras. Lisboa, 41977 (2 vols)
Camões, Rimas. Coimbra, 1994.
Isabel Almeida, Antologia da Poesia Maneirista. Lisboa, 1998.
Maria Lucília Pires, Poetas do Período Barroco. Lisboa, 2003.
Isabel Allegro de Magalhães, História e antologia da literatura portuguesa, Lisboa, 1
Carlos Reis (dir.), História Crítica da Literatura Portuguesa: vol. II (José Augusto Bernardes, Humanismo e Renascimento, Lisboa, 1999), vol. III (Maria Lucília Pires e J. Adriano Carvalho, Maneirismo e Barroco, Lisboa, 2001) e vol. IV (Rita Marnoto, Neoclassicismo e Pré-Romantismo, Lisboa, 2010).
Anìbal Pinto de Castro, “Os códigos poéticos em Portugal”, in Revista da Universidade de Coimbra, 31 (1985)