Processos de Mudança e Desigualdades nas Sociedades Contemporâneas
Código
0201431Créditos ECTS
7.5Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam duas competências essenciais. Aquisição de conhecimentos teóricos que lhes permitam criticar e compreender as mudanças e as desigualdades sociais em geral. Desenvolvimento de uma maior compreensão sobre os processos que têm vindo a transformar a sociedade portuguesa.
Em termos concretos, e no que aos conhecimentos teóricos respeita, procura-se que os alunos aprendam a identificar as principais controvérsias e teorias que os enformam. A questão da mudança social será abordada a partir de dois elementos particularmente representativos deste tipo de processos: pelo seu crescendo de importância a identidade social e, em sentido inverso, a questão das classes sociais.
No que respeita à sociedade portuguesa serão discutidos os textos semanais que têm vindo a marcar a investigação e o discurso sobre a sua evolução, realizando-se a ponte com as análises teóricas adaptando-as à realidade nacional e, mais especificamente, à insular.
Programa
A - Formas de estratificação social
1. Classes, ordens, castas e esclavagismo
2. Teorias clássicas das classes sociais
a) Karl Marx
b) Max Weber
c) Richard Hoggart
B - Processos de recomposição dos laços sociais
1. O deslizamento da identidade como processo de construção permanente para o centro da modernidade
2. A nova questão social, entre emprego e laços sociais
3. As classes sociais e o seu (pretenso) fim versus a emergência de novas (velhas) desigualdades
C - As formas extremas de desigualdade
1. As definições de pobreza
2. Pobreza e mudança social na sociedade contemporânea
D- Da teoria à prática, mudança social na sociedade portuguesa
1 - Portugal: do retrato singular à modernidade inacabada
2 - Os Açores: as reflexões possíveis
Métodos de Ensino
O ensino é feito através de três formas, exposição oral por parte do professor, discussão dos temas apresentados com os alunos e apresentação, de papers por parte dos alunos, e respetiva discussão.
Bibliografia
Aron, Raymond (1999), As etapas do pensamento sociológico, Lisboa, Dom Quixote.
Bajoit, Guy (2003), Le changement social : approche sociologique des sociétés occidentales contemporaines, Paris, A. Colin.
Dubet, François e Martuccelli, Danilo (1998), Dans quelle société vivons-nous?, Paris, Seuil.
Estanque, Elíseo e Mendes, José Manuel (1997), Classes e desigualdades sociais em Portugal, Porto, Afrontamento.
Fitoussi, Jean-Paul e Rosanvallon, Pierre (1997), A nova era das desigualdades, Oeiras, Celta.
Gaulejac, Vicent e Léonetti, Isabel Taboada (1994), La lutte des places, Paris/Marselha, Hommes et Perspectives e Desclée de Brouwer.
Giddens, Anthony (2000), Capitalismo e moderna teoria social, Lisboa, Presença.
Silva, Manuel Carlos (2009), Classes sociais: condição objectiva, identidade e acção colectiva, Ribeirão, Húmus.
Viegas, José Manuel Leite e Costa, António Firmino da (org.’s) (1998), Portugal, que Modernidade?, Lisboa, Celta.
Método de Avaliação
- Apresentação oral do paper em aula - 25 %
- Paper escrito individualmente, sobre um dos quatro pontos do programa - 75 %