Processos de Mudança e Desigualdades nas Sociedades Contemporâneas

Código

0201431

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

Pretende-se que os alunos desenvolvam duas competências essenciais. Aquisição de conhecimentos teóricos que lhes permitam criticar e compreender as mudanças e as desigualdades sociais em geral. Desenvolvimento de uma maior compreensão sobre os processos que têm vindo a transformar a sociedade portuguesa.

Em termos concretos, e no que aos conhecimentos teóricos respeita, procura-se que os alunos aprendam a identificar as principais controvérsias e teorias que os enformam. A questão da mudança social será abordada a partir de dois elementos particularmente representativos deste tipo de processos: pelo seu crescendo de importância a identidade social e, em sentido inverso, a questão das classes sociais.

No que respeita à sociedade portuguesa serão discutidos os textos semanais que têm vindo a marcar a investigação e o discurso sobre a sua evolução, realizando-se a ponte com as análises teóricas adaptando-as à realidade nacional e, mais especificamente, à insular.

Programa

A - Formas de estratificação social

1. Classes, ordens, castas e esclavagismo

2. Teorias clássicas das classes sociais

a) Karl Marx

b) Max Weber

c) Richard Hoggart

B - Processos de recomposição dos laços sociais

1. O deslizamento da identidade como processo de construção permanente para o centro da modernidade

2. A nova questão social, entre emprego e laços sociais

3. As classes sociais e o seu (pretenso) fim versus a emergência de novas (velhas) desigualdades

C - As formas extremas de desigualdade

1. As definições de pobreza

2. Pobreza e mudança social na sociedade contemporânea

D- Da teoria à prática, mudança social na sociedade portuguesa

1 - Portugal: do retrato singular à modernidade inacabada

2 - Os Açores: as reflexões possíveis

Métodos de Ensino

O ensino é feito através de três formas, exposição oral por parte do professor, discussão dos temas apresentados com os alunos e apresentação, de papers por parte dos alunos, e respetiva discussão.

Bibliografia

Aron, Raymond (1999), As etapas do pensamento sociológico, Lisboa, Dom Quixote.

Bajoit, Guy (2003), Le changement social : approche sociologique des sociétés occidentales contemporaines, Paris, A. Colin.

Dubet, François e Martuccelli, Danilo (1998), Dans quelle société vivons-nous?, Paris, Seuil.

Estanque, Elíseo e Mendes, José Manuel (1997), Classes e desigualdades sociais em Portugal, Porto, Afrontamento.

Fitoussi, Jean-Paul e Rosanvallon, Pierre (1997), A nova era das desigualdades, Oeiras, Celta.

Gaulejac, Vicent e Léonetti, Isabel Taboada (1994), La lutte des places, Paris/Marselha, Hommes et Perspectives e Desclée de Brouwer.

Giddens, Anthony (2000), Capitalismo e moderna teoria social, Lisboa, Presença.

Silva, Manuel Carlos (2009), Classes sociais: condição objectiva, identidade e acção colectiva, Ribeirão, Húmus.

Viegas, José Manuel Leite e Costa, António Firmino da (org.’s) (1998), Portugal, que Modernidade?, Lisboa, Celta.

Método de Avaliação

  • Apresentação oral do paper em aula - 25 %
  • Paper escrito individualmente, sobre um dos quatro pontos do programa - 75 %