Ética e Deontologia

Código

0102043

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objectivo geral:

               Compreensão da importância da Ética e da Deontologia para a excelência do exercício profissional e domínio das principais correntes de pensamento ético e das diferentes modalidades da sua intervenção na prática profissional.

 

Objectivos específicos:

               - conhecimento dos principais conceitos da ética e das mais destacadas teorias éticas com relevância para o Serviço Social;

               - conhecimento dos mais determinantes documentos nacionais e internacionais para a deontologia do Serviço Social;

               - capacidade para identificar dilemas éticos e para estruturar um processo de tomada de decisão da acção ética e deontologicamente bem fundamentado;

               - formação de um juízo bem fundamentado sobre os principais problemas éticos que se colocam no domínio do Serviço Social;

               - justa percepção da responsabilidade social do Assistente Social.

Programa

O programa desdobra-se em três partes fundamentais.

A primeira é de carácter introdutório na explicitação da ampla realidade a que a “ética” hoje se refere, no recuar às origens das éticas profissionais, atribuindo particular destaque aos requisitos da “deontologia do Serviço Social”, no acompanhamento do surgimento das éticas aplicadas, bem como na compreensão das suas inter-relações contemporâneas.

A segunda parte, bastante ampla, incide sobre a consciência moral, seus princípios, valores e virtudes que caracterizam a nossa moral comum e as teorias éticas mais relevantes implicadas no debate e na resolução dos problemas éticos contemporâneos.

A terceira parte centra-se mais especificamente na deontologia do Serviço Social, contemplando a sua fundamentação teórica e as orientações da prática profissional, através de uma atenção especial dedicada aos códigos deontológicos.

Métodos de Ensino

Metodologias:

- aulas expositivas apoiadas por apresentações em power points e complementadas por indicações bibliográficas específicas;

- aulas teórico-práticas dedicadas à análise e debate de casos práticos com relevância para a ética e deontologia do Serviço Social; estas incluirão a apresentação, por parte dos alunos, das tarefas que lhes forem propostas.

Bibliografia

Banks, S. et al., Ética prática para as profissões do trabalho social, Porto, Porto Ed., 2008
Idem, Ethics and Values in Social Work, Macmillan, Hampshire, 2006
Bermejo, F Trabajo Social, Desclée, Bilbao, 2002
Brito, J., coord., Ética das Profissões, Publicações da F. de Filosofia UCP, Braga, 2007
Clark, C L. Social Work Ethics: politics, principles and practice, Palgrave Macmillan, Hampshire, 2000
Dolgoff, R, et al., Ethical Decisions for Social Work Practice,Cole Cengage Learning, US, 2009
De Stexhe, G., Verstraten, J. (Eds), Matter of Breath.Foundations for Professional Ethics, Belgium, Peeters, 2000
Reamer, F., Social Work and Ethics, Columbia University Press, New York, 1999
Revista Intervenção Social, 19 (Junho 1999), “Deontologia e Estatuto Profissional dos Assistentes Sociais”, 9-68

Robertis, C, Fundamentos del Trabajo Social: Ética y Metodología, Universitat de Valencia, Valencia, 2003
Journal of Social Work. Values and Ethics (http://www.socialworker.com/jswve/

Método de Avaliação

  • realização de um relatório individual das actividades realizadas numa das seis aulas práticas - 15 %
  • - participação em dois de quatro Fóruns que, ao longo do semestre, serão disponibilizados na plataforma de b-learning Mood - 20 %
  • Frequência - 65 %