Língua Portuguesa II

Código

0103151

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Ler e interpretar melhor.

2. Conhecer os princípios inerentes à organização do parágrafo e do texto.

3. Identificar diferentes tipos de textos.

4. Dominar técnicas de redação de tipos de texto específicos.

5. Refletir sobre aspetos específicos do funcionamento da língua.

Programa

  1. Técnicas do discurso oral.

1.1.          O discurso oral: discurso informal vs. discurso formal.

  1. A escrita – o parágrafo e o texto.

2.1. Formas de desenvolvimento do parágrafo.

  1. A produção e interpretação de textos.

3.1 Tipos de texto.

3.1.1. Texto descritivo – processos linguísticos do texto descritivo.

3.1.2. Texto narrativo – tempo e ação.

3.1.3. Texto argumentativo – princípios caracterizadores do texto argumentativo.

3.1.4. Resumo.

3.1.5. Texto instrumental – exemplo: ata, relatório, requerimento, ofício, carta de apresentação.

3.2. Processos de citação no texto.

  1. Áreas problemáticas da língua portuguesa.

4.1. Concordância morfossintática entre constituintes da frase.

4.2. Preposições argumentais (supressão, adição e troca).

4.3. Constituintes pronominalizáveis com cujo.

4.4. O uso dos conetores porque e por que.

Métodos de Ensino

A disciplina tem um total de 60 horas de contato, 30 das quais são teóricas (T), sendo as restantes 30 teórico-práticas (TP). Em conformidade com o tipo de aulas, haverá aulas mais expositivas (com uma descrição teórica dos conteúdos que integram o programa) e outras incluirão, além disso, atividades práticas. À introdução de novos conteúdos, seguir-se-á a aplicação de exercícios formais. A fim de proporcionar um contato o mais diversificado possível com a língua materna, os conteúdos sobre o funcionamento da língua serão trabalhados com base em textos de diferentes tipologias. A prática da escrita e da oralidade formal será também incentivada.

Bibliografia

AA. VV. (2002-2003). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto António Houaiss de Lexicografia; Círculo de Leitores.

Bergström, M. e Neves Reis (2004). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Editorial Notícias. 47.ª ed..

Casteleiro, J. M., coord. (2001). Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Academia das Ciências e Editorial Verbo.

Montenegro, H. M. (2001). Glossário de Termos Gramaticais. João Azevedo Editor.

Montenegro, H. M. (2005). Português para todos. A gramática na comunicação. João Azevedo Editor.

Peres, J. e Móia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Editorial Caminho.

Raposo, E.P., Bacelar do Nascimento, F., Mota, M.A., Segura, M.L. & Mendes, A. (2013/2020). Gramática do Português. Vols. I, II e III. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sá, C. (2018). Técnicas de Comunicação Oral e Escrita. UA Editora.

Teixeira, G., dir. (2004). Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Porto Editora.

Método de Avaliação

    1. Avaliação formativa: assiduidade e intervenção oral formal nas aulas – 15% da avaliação. final; realização de um trabalho escrito com apresentação oral - 15% da avaliação.
    2. Avaliação periódica: duas provas escritas – 70% da avaliação final (35% cada prova).