Língua Portuguesa II

Código

0103151

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Ler e interpretar melhor.

2. Conhecer os princípios inerentes à organização do parágrafo e do texto.

3. Identificar diferentes tipos de textos.

4. Dominar técnicas de redação de tipos de texto específicos.

5. Refletir sobre aspetos específicos do funcionamento da língua.

Programa

1. Os parágrafos e os textos:

1.1. Qualidades do parágrafo.

1.2. Formas de desenvolvimento do parágrafo.

1.3. A organização do texto.

2. A produção e interpretação de textos:

2.1. Tipos de texto:

2.1.1. Texto descritivo – função e marcas linguísticas.

2.1.2. Texto narrativo – função e marcas linguísticas.

2.1.3. Texto argumentativo – função e marcas linguísticas.

2.1.4. Resumo.

2.1.5. Texto instrumental – ata, relatório, requerimento, carta, mensagem eletrónica, currículo, etc.

2.2. Processos de citação no texto.

3. Áreas problemáticas da língua portuguesa:

3.1. A diferença entre porque e por que.

3.2. Concordância morfológica entre constituintes.

3.3. Constituintes pronominalizáveis com cujo.

Métodos de Ensino

A disciplina de Língua Portuguesa II é teórico-prática. Tem uma importante componente teórica – que inclui a apresentação dos principais conceitos teóricos – e uma forte componente prática na qual os estudantes leem e escrevem textos diversificados e resolvem múltiplos exercícios. Os estudantes são avaliados com base na realização das leituras e dos trabalhos escritos obrigatórios e com base nos resultados obtidos em dois testes escritos.

Bibliografia

ÁLVAREZ, Miriam, 1993, Tipos de escrito I: Narración y descripción, Madrid: Arco Libros.

ÁLVAREZ, Miriam, 1993, Tipos de escrito II: Exposición y argumentación, Madrid: Arco Libros.

ÁLVAREZ, Miriam, 1997, Tipos de escrito IV: Escritos comerciales, Madrid: Arco Libros.

CUNHA, Celso e L. F. Lindley Cintra, 1984, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições João Sá da Costa.

PERES, João e Telmo Móia, 1995, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 40 %
  • 2ª Frequência - 40 %
  • Assiduidade, intervenção oral formal nas aulas e ficha formativa - 20 %