Negócios Internacionais
Código
0200224Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina pretende sensibilizar os alunos para a relevância e amplitude dos negócios internacionais e suas implicações; explicar as motivações dos investimentos internacionais; analisar o processo de internacionalização das empresas; estudar as principais formas de expansão internacional; fornecer os instrumentos básicos de gestão das operações internacionais; retirar ensinamentos sobre as estratégias de internacionalização das empresas portuguesas. Esta disciplina têm como objetivos permitir que os alunos: percebam os fatores de escolha países (1); identifiquem as modalidades de internacionalização (2); compreendam a principais questões do processo de internacionalização (3); reconheçam as dimensões da Gestão Multinacional (4) e Conheçam os aspetos das Funções de Gestão em contexto internacional (5).
Programa
Capítulo 1. Introdução aos negócios internacionais
Capítulo 2. O ambiente dos negócios internacionais
Capítulo 3. Teorias do Comércio Internacional
Capítulo 4 - Avaliação e Seleção de Países
Capítulo 5- Processo de Internacionalização da Firma
Capítulo 6- Estratégias de Exportação e Importação
Capítulo 7- Investimento Direto Estrangeiro
Capítulo 8- Estratégias Colaborativas
Capítulo 9- Produção e Gestão da Cadeia de Valor Global
Capítulo 10- Gestão de Recursos Humanos
Capítulo 11- Marketing Internacional
Capítulo 12- Finanças e Contabilidade Internacional
Métodos de Ensino
Em cada aula metade de tempo é alocado à apresentação e discussão dos conceitos fundamentais, ilustrada com exemplos atuais da realidade empresarial portuguesa e internacional e, na segunda metade é efetuada a discussão de um caso que enquadre os conceitos abordados.
Bibliografia
Daniels, J.D.; Raderaugh, L.H. e Sullivan, D. (2012) International Business: Environments and Operations, Pearson Education, Inc. New Jersey.
Dunning, J.H.; Lundan, S.M. (2008) Multinational Enterprises and the Global Economy, Edward Elgar Publishing, Mass.
Hill, Charles (2012) International Business: Competing in the Global Market Place, Irwin McGraw-Hill, Chicago.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 50 %
- Apresentação de casos - 20 %
- Trabalho - 30 %