História da Arte
Código
0102044Créditos ECTS
6Objetivos
Gerais:
1. Compreender a importância e o significado do estudo da História da Arte.
2. Reconhecer os principais movimentos artísticos ocidentais desde a Antiguidade aos nossos dias.
Específicos:
1. Dominar o vocabulário próprio da História da Arte.
2. Destacar as especificidades e as inovações da arte clássica.
3. Caracterizar a arquitetura ocidental religiosa e civil desde o período medieval até ao século XX.
4. Identificar as edificações mais emblemáticas, bem como os arquitetos responsáveis.
5. Explicar as preocupações em torno do planeamento urbano desde a civilização Romana ao século XX.
6. Distinguir as várias escolas ou correntes pictóricas desde a Idade Média aos nossos dias.
7. Salientar a evolução e o papel da arte escultórica ao longo dos tempos.
8. Relacionar os principais pintores e escultores estudados com a sua época.
9. Identificar algumas das obras mais relevantes na História das artes plásticas ocidentais.
Programa
Introdução
Arte e obra de arte
A História da Arte: ciência e disciplina autónoma
Principais domínios e períodos de estudo
A Arte na Antiguidade Clássica
A Arte do Mundo Grego
A Arte Romana
As manifestações artísticas do período medieval
A Alta Id. Média: do Paleocristão ao Pré-Românico
O Românico
O Gótico
A Arte na Idade Moderna
O primeiro e o segundo Renascimento
O Maneirismo
Do Barroco ao Rococó
A 2ª metade do séc. XVIII e o Neoclassicismo
O Século XIX
O Romantismo
Realismo e Naturalismo nas artes plásticas
A Revolução Impressionista, Neo-Impressionista e Pós-Impressionista
A evolução da arquitetura e do design:
A Arquitetura do Ferro e do Vidro
O Movimento Arts and Crafts
A Arte Nova
O Século XX
Modernismo e primeiras vanguardas
O período entre as duas Guerras:
A arquitetura e o design
A evolução das artes plásticas
Do Pós-Guerra aos anos 70:
As segundas e últimas vanguardas
As tendências da arquitetura
Métodos de Ensino
Os métodos a adotar, durante as aulas, implicam a conjugação entre a exposição e a explanação dos conteúdos, tendo por base a observação e a análise de imagens (com recurso ao PowerPoint), com o levantamento de questões dirigidas aos alunos ou o esclarecimento das que forem colocadas por estes. Nas aulas teórico-práticas, onde a centralidade do diálogo e da intervenção dos alunos é mais evidente, serão analisados documentos ou textos fornecidos pela docente ou serão promovidas pequenas apresentações orais, com base em prévias pesquisas dos discentes, solicitadas antecipadamente.
Bibliografia
AAVV, História da Arte em Portugal, Publicações Alfa, 1986, 14 vols.
ALTET, Xavier B., História da Arte, Edições 70, 2003.
BAZIN, G., História da Arte: da Pré-História aos Nossos Dias, Bertrand Editora, 1992.
FRANÇA, José A., A Arte em Portugal nos Séculos XIX e XX, Bertrand, 1990, 2 vols.
FRANÇA, José A., História da Arte Ocidental, 1750-2000, 2ª ed. rev. e act., Livros Horizonte, 2006.
JANSON, H. W., História da Arte, 7ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
PINTO, Ana Lídia e outras, História da Arte Ocidental e Portuguesa, das origens ao final do século XX, 2ª ed., Porto Editora, 2006.
KEMP, Martin, coord., História da Arte no Ocidente, Ed. Verbo, 2000.
SPROCCATI, S., Guia de História da Arte. Os artistas, as obras, os movimentos do século XIV aos nossos dias, 5ª ed., Ed. Presença, 2002.
SUTTON, Ian, História da Arquitectura no Ocidente, desde a Grécia Antiga até ao Presente, Ed. Verbo, 2004.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 45 %
- 2ª Frequência: - 45 %
- A assiduidade e participação em aula e elaboração, em grupo ou individualmente, de pequenas fichas de leitura - 10 %