Sociologia da Cultura

Código

0102012

Créditos ECTS

6

Objetivos

Pretende-se que o(a) aluno(a) adquira um conhecimento aprofundado sobre os temas fulcrais da Sociologia da Cultura, i.e., seu objeto, teses e problemáticas, como também desenvolva a sua capacidade de reflexão crítica sobre as formas e práticas culturais características da modernidade tardia.

Programa

A questão social [...] não é apenas uma questão ética, mas também estética.

Georg Simmel, Sociological Aesthetics ([1896], 1968, p. 74)

 

I. OBJETIVOS GERAIS:

A disciplina tem como principal objetivo oferecer aos alunos um espaço de reflexão sobre os temas explorados na Sociologia da Cultura, i.e., seu objeto, teses e problemáticas, como também desenvolver a capacidade de análise crítica sobre as diferentes formas e práticas culturais características da modernidade tardia. Pretende-se, assim, examinar o fenómeno da cultura numa perspetiva sociológica, que vê a cultura (em sentido lato, como valores, tradições, crenças, hábitos, bem como formas de expressão estética e gostos) como um fator-chave em quase qualquer contexto social. Com base na leitura da bibliografia recomendada e nas aulas expositivas, os(as) alunos(as) poderão obter um conhecimento aprofundado sobre os fundamentos teóricos, bem como os debates mais relevantes da Sociologia da Cultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar as origens históricas do conceito científico de cultura;

Examinar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Cultura;

Refletir sociologicamente sobre as diferentes lógicas de produção/reprodução cultural;

Perceber o princípio da dialética homogeneidade/diferenciação cultural na era global;

Identificar os novos públicos da cultura;

Refletir sobre as políticas culturais em Portugal: promoção da democratização ou da democracia cultural?;

Estudar a relação Cultura & Economia.

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: 

 

MÓDULO I: Estudo científico de cultura

Conceito

Cultura e civilização

Abordagens sociológicas sobre a cultura

 

MÓDULO II: Cultura, produção e receção cultural

Cultura de elite, Cultura popular e cultura de massas

Produção e receção cultural: arte, literatura, media

A cultura como mercadoria

 

MÓDULO III: Cultura e Sociedade

Cultura e globalização cultural

Mobilidades, Multiculturalismo e Interculturalismo

Intelectuais públicos: os novos intérpretes/ intermediários culturais?

 

MÓDULO IV: O campo cultural no século XXI

Públicos da cultura

Museus, património e turismo cultural

Atividades culturais de expressão urbana: ‘A cidade criativa’

Agentes culturais e as Indústrias Culturais e Criativas.

 

MÓDULO V: Cultura e esfera política

Cultura, democracia e cidadania

Cultura e políticas culturais (Portugal e Açores)

Métodos de Ensino

A lecionação consiste em aulas expositivas

São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

1. Leitura de obras de apoio às aulas teóricas;

2. Discussão da matéria lecionada;

3. Discussão de debates teóricos relevantes;

4. Acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.

Bibliografia

Crane, D., The Sociology of Culture, Basil Blackwell, Cambridge, 1994.

Crespi, F., Manual de Sociologia da Cultura. Estampa, Lisboa, 1997.

Elias, N., "Da Sociogénese dos Conceitos de «Civilização» e «Cultura»", in O Processo Civilizacional, Dom Quixote, 1º vol., Lisboa, 1989

Elliot, T.S., Notas para uma Definição de Cultura, Século XXI, Lisboa, 1996.

Goldmann, L., A Criação Cultural na Sociedade Moderna, Presença, Lisboa, 1976.

Hall, J. R. et al, Handbook of Cultural Sociology, Routledge, London, 2010.

Huntington, S. P., “The Clash of Civilizations”, in Culture and Politics, Lane Crothers and Charles Lockhart (ed.), St. Martin's, New York, 2000.

Miranda, J. A. B., Teoria da Cultura, 2º ed., Edições Século XXI, Lisboa, 2007.

Münch, R. e Neil Smelser (ed.), Theory of Culture, University of California Press, Berkeley/Los Angeles, 1992.

Santos, M. L. L. (org.), Cultura e Economia, ICS, Lisboa, 1994.

Turner, B., Teoria Social, Difel, Algés, 1996.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 40 %
  • 2.ª Frequência - 40 %
  • Recensão crítica sobre tema indicado pela docente/Exercício Moodle - 20 %