Iniciação à Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico

Código

0105752

Créditos ECTS

3

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes sejam capazes de:
1. Consolidar conhecimentos sobre estruturas pedagógicas relevantes para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando-os na compreensão de práticas observadas em escolas;
2. Identificar princípios pedagógico-didáticos que norteiam a prática educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3. Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais pelos quais se orienta o currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, discutindo diferentes possibilidades de apropriação dos mesmos por parte dos professores e a sua adequação às diferenças existentes entre alunos;
4. Intervir em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, partindo da problematização de situações observadas − suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UCs −, delimitando e fundamentando estratégias de intervenção a médio e longo prazo;
5. Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados e construindo uma visão em perspetiva da sua intervenção.

6. Compreender implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, mobilizando conhecimentos sobre as organizações educativas, as normas que as regem e as dinâmicas sociais que as afetam.

Programa

Objetivos:

1. Consolidar conhecimentos sobre teorias e modelos curriculares relevantes para o 1.º CEB, mobilizando-os na compreensão de práticas observadas em escolas;

2. Identificar princípios pedagógico-didáticos norteadores da prática educativa no 1.º CEB;

3. Analisar de forma crítico-reflexiva os documentos oficiais pelos quais se orienta o currículo do 1.º CEB, discutindo diferentes possibilidades de apropriação dos mesmos por parte dos professores e a sua adequação à diversidade de alunos;

4. Intervir em escolas do 1.º CEB, selecionando e fundamentando estratégias de intervenção decorrentes da reflexão sobre situações observadas;

5. Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e os resultados alcançados, construindo uma visão em perspetiva da sua intervenção;

6. Compreender implicações éticas, deontológicas e sociais do exercício da profissão docente, mobilizando conhecimentos sobre as organizações educativas, as normas que as regem e as dinâmicas sociais que as influenciam.

Conteúdos:

1. Teorias e modelos curriculares para o Ensino Básico.

2. Políticas curriculares, documentos orientadores e papel do professor na gestão curricular no 1.º CEB.

3. Currículo, diversidade e educação inclusiva no 1.º CEB.

4. A planificação de atividades educativas no 1.º CEB: princípios orientadores, organização e avaliação das atividades educativas.

5. Organização e gestão da intervenção pedagógica. A dimensão reflexiva sobre os processos e produtos da ação educativa.

6. Organização e funcionamento das organizações educativas. A dimensão ética no relacionamento com a comunidade educativa.

Métodos de Ensino

A UC integra momentos de observação de contextos e de práticas educativas, em articulação com momentos de planificação e intervenção pedagógica supervisionada. O trabalho assim desenvolvido é alvo de análise e reflexão críticas em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento e em sessões presenciais na UAc, visando o aprofundamento dos fundamentos curriculares e pedagógicos em presença. A plataforma moodle é usada para suporte à aprendizagem dos estudantes (disponibilização de recursos educativos diversificados; comunicação e esclarecimento de dúvidas), promovendo a personalização e a flexibilidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, o modelo de formação adotado é coerente com a Política Pedagógica da UAc, nomeadamente no que respeita às orientações relativas ao ensino centrado na aprendizagem do estudante, ao desenvolvimento integrado de competências especificas e transversais e ao aprofundamento da relação com a realidade e a comunidade.

Bibliografia

Afonso, D. A. F. (2022). O desafio da Interdisciplinaridade: experiências na Prática Educativa de 1.º CEB. Relatório de Estágio. ESEC, IPC.

Martins, et al. (2017). Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.DGE

DGE (2018). Aprendizagens Essenciais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.DGE.

Fernandes, D.  & Gonçalves, C. (Coord). (2025). Estado da Educação 2024. CNE

Morgado, J. C., et al. (Orgs.) (2019). Currículo, inovação e flexibilização. De Facto Editores.

Martins, E. D. et al. (2024). O uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior. In: Anais do X CONEDU. Realize Editora.

Moreira, M. (2022). Aprendizagem ativa com significado. Espaço Pedagógico, 29(2), 405-416.

OECD (2023), PISA 2022 Results (Volumes I e II). OECD Publishing.

Roldão, M. C. & Almeida, S. (2018). Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores.  DGE.

Simões, A., et al. (2023). Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. SREAC/DREAE.

UNESCO (2020). Inclusão e Educação. UN.

Método de Avaliação

    As vertentes diagnóstica e formativa da avaliação ocorrerem de forma sistemática pela interação com os estudantes em aulas/sessões de observação, planificação, intervenção e reflexão, gerando feedback oportuno e relevante. O trabalho desenvolvido é compilado pelos estudantes num Portefólio, que é avaliado e classificado considerando: caraterização e análise de contextos educativos (30%); observação, análise e reflexão sobre práticas educativas (30%); planificação, intervenção e reflexão sobre práticas pedagógicas desenvolvidas (40%). Dada a natureza da UC, não se realiza avaliação por exame.