Psicologia da Criança e do Adolescente

Código

0201429

Créditos ECTS

6

Objetivos

Compreender o âmbito da Psic. da Criança e da Adolescência, designadamente os fatores e as tarefas do desenvolvimento, numa perspetiva conceptual de life-span
Refletir sobre as dimensões do desenvolvimento (físico e psicossexual, afetivo, social, cognitivo e moral), interpretar comportamentos (da infância à adolescência) e deduzir implicações psicoeducativas Analisar a importância dos outros na construção da identidade, nos processos de vinculação, separação e individuação, da infância à adolescência
Refletir sobre as atividades com os pares, nos comportamentos relacionais promotores de desenvolvimento 

Analisar programas promotores de desenvolvimento e de construção de cidadania participativa Convocar conhecimentos para elaborar programas de promoção do desenvolv. saudável em diferentes contextos educativos
Criar conhecimento sobre métodos de investig. e abordagens de interv., respeitando as especificidades contextuais
e individuais, com base na Psic. da Criança e da Adolescência

Programa

1. Enquadramento conceptual da Psicologia do Desenvolvimento: História, métodos de intervenção e de investigação
2. Teorias e fatores do desenvolvimento humano e mudanças desenvolvimentistas
3. Dimensões do desenvolvimento nos períodos em estudo
3.1. Desenvolvimento físico, psicomotor e psicossexual
3.2. Desenvolvimento afetivo: figuras significativas, vinculações, processos identitários e separações
3.3. Desenvolvimento social: níveis, interações e comportamentos
3.4. Pensamento cognitivo: da inteligência sensoriomotora ao pensamento formal
3.5. Do desenvolvimento moral à criação de uma postura reflexiva nos adolescentes
3.6. Crianças e adolescentes em contextos diferenciados, nas suas relações com a família, grupo de pares, escola e contextos comunitários
4. Da prevenção de comportamentos de risco à promoção do desenvolvimento psicológico
5. Programas promotores de desenvolvimento saudável, de envolvência na escola e de cidadania ativa

Métodos de Ensino

Esta u.c., que pretende contribuir, prospectivamente, para um desenvolvimento profissional inovador, interventivo, reflexivo e autocrítico, foi estruturada otimizando uma metodologia quer centrada no estudante, quer nos processos interativos, privilegiando a implicação dos mestrandos na sua aprendizagem. Assim, promove-se o questionamento e o trabalho de reflexão (indiv. e grupo), os estudos de caso (diferentes contextos educativos), a realização de projetos e o trabalho de pesquisa. Releva-se a investigação (nacional e internacional), evidenciando as questões em debate no domínio da u.c., e perspetiva-se uma postura interventiva com o delineamento de programas e de estratégias de intervenção.

Propõe-se 3 elementos de avaliação:

i) A elaboração de um programa de promoção do desenvolvimento saudável de crianças/adolescentes;
ii) Um estudo de caso individual (criança ou adolescente);
iii) A participação contínua nos fóruns de discussão presenciais, ao longo da formação.

Bibliografia

Bee, H. (2009). Life span development. Boston: Pearson International Ed.
Berk, L. (2006). Child development. Boston: Pearson.
Freire, T., et al. (2012). Implementação e avaliação de um prog de intervenção em grupo para o desenvolvimento positivo de adolescentes. Psicologia Educação e Cultura, XVI(1), 231-255.
Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenv. cognitivo. Coimbra: Almedina.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenv. moral. Coimbra: Almedina.
Medeiros, T. (2015). Adolescência: desafios e riscos (2ª ed.). P.D.: Letras Lavadas.
Medeiros, M. T. (2000). Adolescência: Abord., investig. e contextos de desenvolvimento. P. D.: Dir. Reg. Educ.
Miller, P. H. (1993). Theories of developmental psychology. N. Y.: W. H. Freman.
NRC (2002). Community programs to promote youth development. Wash., DC: National Academy Press.
Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2009). Human Development. N.Y.: McGraw-Hill.
Pereira, R. (2011). Adolescentes en el siglo XXI. Madrid: Ediciones Morata

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %