Património, Identidade e Desenvolvimento

Código

0201533

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Reconhecer a importância do património cultural na afirmação das identidades locais, regionais e nacionais.

2. Analisar o processo histórico de afirmação da identidade açoriana e o papel que o debate cultural desempenhou neste processo

3. Desenvolver capacidades críticas e reflexivas sobre as problemáticas mais relevantes no âmbito da história cultural da época contemporânea.

4. Garantir as competências requeridas pelo trabalho de investigação científica, tendo em vista a elaboração e defesa pública de uma dissertação.

Programa

I - INTRODUÇÃO

Identidade e identidades

Património cultural e identidade

Identidade e “espaço cultural”

Identidade nacional como fenómeno coletivo.

II - Regionalismo e identidade

O regionalismo como ideologia.

O regionalismo em Portugal: os congressos regionais e as casas regionais.

A literatura regionalista.

III - O processo de afirmação identitária nos Açores

O discurso autonomista açoriano de finais do século XIX e o argumento identitário ainda pouco definido.

O aprofundamento do debate sobre a identidade açoriana no primeiro terço do século XX.

A “questão da literatura açoriana”.

As preocupações com a defesa do património cultural como elementos do processo de afirmação identitária.

Na senda da identidade: da “alma açoriana” à “consciência açoriana”.

Vitorino Nemésio e a açorianidade.

O movimento da “confraternidade açoriana” e a cisando cimentar o sentimento de pertença regional.

Do “problema açoriano” ao Congresso Açoriano.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas interativas, centradas na participação do aluno, com orientação do docente, tendo por base métodos de análise, interpretação e crítica de textos e outros documentos relevantes para as temáticas em estudo.

Promoção do diálogo, valorizando a "recuperação" de conhecimentos entretanto adquiridos, não só no decorrer do estudo da disciplina mas, sempre que possível, com o apelo à importância da interdisciplinaridade e da "cultura geral" no êxito da formação universitária. Apresentação e discussão de trabalhos de investigação dos alunos. Reuniões com os alunos, individualmente ou em grupo para acompanhamento dos trabalhos práticos. Sessões de análise e debate, conduzidas pelos respetivos orientadores, sobre a evolução da investigação para as dissertações.

Bibliografia

ALMEIDA, Onésimo Teotónio de, Açores, Açorianos, Açorianidade, Ponta Delgada, 1989.

CORDEIRO, Carlos, Nacionalismo, Regionalismo e Autoritarismo nos Açores durante a I República, Lisboa, 1999.

Idem, “Regionalismo e identidade açoriana: o debate nos anos 20”, in Actas do Congresso do I Centenário da Autonomia dos Açores, Ponta Delgada, 1995

GRAS, Solange e GRAS, Christian, La Révolte des Régions d’Europe Occidentale de 1916 à nos jours, Paris, 1982.

MARTINS, Rui Sousa, “Artes e ofícios, exposições industriais, projectos museológicos e desenvolvimento no arquipélago dos Açores”, in I Simpósio Artes e Ofícios nos Açores, Ponta Delgada, 2000.

Idem, “A escultura cerâmica regionalista do Arquipélago dos Açores”, in Arquipélago-História, Ponta Delgada, 2006.

MEDEIROS, António e RAMOS, Manuel João (coordenadores), Memória e Artifício. Matéria do Património II, Lisboa, 2009.

BASSAND, Michel (ed.), L’Identité Régionale. Regionale Identitat, Saintaphorin, 1981.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • Trabalho de investigação - 90 %