Filosofia da Educação

Código

0105740

Créditos ECTS

3

Objetivos

Problematizar concepções de filosofia da educação.
Caracterizar a educação e os processos educativos.
Explicitar o/s sentido/s de conceitos utilizados no universo educativo.
Refletir sobre correntes epistemológicas, antropológicas, ontológicas, axiológicas no horizonte educacional.
Compreender a atitude da educação filosófica e o filosofar das crianças
Problematizar a relação entre educação, cultura/s e cidadania.
Relacionar, de modo reflexivo, saberes interdisciplinares.
Concetualizar uma Filosofia da Escola
Configurar os elementos fundamentais para uma Filosofia do Currículo.
Refletir sobre figuras, temas e problemas da educação do mundo contemporâneo
Tematizar a educação filosófica no sentido de educação ao longo da vida.
Refletir, expressando de diversos modos (sobre) questões e paradoxos no mundo atual que implicam as várias gerações.
Analisar a relação e conexão desejáveis entre Filosofia da Educação, metodologias de ensino e didáticas.

Programa


1- Objetivos Gerais

Durante e no final da frequência desta Unidade Curricular/Disciplina, espera-se que os/as alunos/as sejam capazes de adquirir, promover e desenvolver atitudes, conhecimentos, capacidades e competências para:


- Problematizar conceções de Educação e Filosofia da Educação

 Caracterizar a educação e os processos educativos
 Explicitar o(s) sentido(s) de conceitos utilizados no universo educativo
 Refletir sobre correntes epistemológicas, antropológicas, ontológicas, axiológicas num horizonte educacional, tem com referência vários Filósofos/Autores
 Compreender a atitude de educação filosófica e o filosofar das crianças, em diversos modos de expressão
 Desenvolver práticas de comunicação individual e interpessoal, num horizonte formativo
 Problematizar a relação entre Educação, Cultura(s) e Cidadania
 Evidenciar saberes e competências para uma Literacia Cívica e Jurídica, na compreensão do Agir Humano, em termos individuais e coletivos
 Relacionar, de modo reflexivo, saberes interdisciplinares
 Conceptualizar uma Filosofia da Escola e Filosofia do Currículo
 Perspetivar e trabalhar a Filosofia da Educação como Lugar e Campo da pluralidade de Expressões do Humano e suas significações
 Refletir sobre Figuras/Autores, temas e problemas da educação do mundo contemporâneo
 Refletir, expressando, de diversos modos, (sobre) questões e paradoxos no mundo atual que implicam, designadamente, as várias gerações e profissões
 Tematizar a educação filosófica num sentido de formação integral e de educação ao longo da vida

 

3 - Metodologia

A metodologia seguida na Unidade Curricular/Disciplina está em sintonia com o que afirmámos anteriormente. A metodologia é o caminho a seguir e a construir. Adotamos uma metodologia que está em sintonia com as concepções contemporâneas de educação de adultos e, de modo conexo, sobre o que significa a verdadeira Pedagogia Universitária, isto é, fazer com que cada aluno/formando seja um sujeito epistemológico, de iniciativa, de participação, de investigação e partilha, em Autonomia. Tendo sempre presente um horizonte epistemológico complexo, sabemos para onde vamos e por que vamos e, neste sentido, (re)definimos o como e procuramos descortinar o para quê.
A problematização constitui uma dimensão estrutural e estruturante da Filosofia da Educação e constitui, deste modo, uma metodologia que se torna fundamental para refletir sobre temas e problemas a partir de uma diversidade de obras, textos e contextos, num aprofundamento progressivo. Neste sentido, pretende-se que esta disciplina proporcione, de modo dinâmico e estruturante, a contextualização e conceptualização das questões filosófico-educativas fundamentais.
As aulas terão um carácter teórico, teórico-prático e prático.
A sala de aula será, em grande parte, um espaço de análise, de reflexão, de partilha e (re)construção crítica dos conhecimentos, bem como de organização, desenvolvimento e apresentação de projectos de estudo e pesquisa. Pretendemos que as práticas de ensino, aprendizagem e formação reflitam uma conceção de sala de aula como um lugar de labor filosófico e educativo, através de uma diversidade de metodologias, com particular ênfase para os processos de questionamento oral, pessoal e intersubjectivo, bem como para momentos de escrita filosófico-educacional. Neste sentido, é e será criado um ambiente axiológico adequado para o desenvolvimento de reflexões sobre figuras, temas e problemas, a partir de metodologias de trabalho individual e/ou em pares/grupo. Nas aulas são e serão trabalhados textos ou obras que permitem o desenvolvimento de vários temas e problemas. Daí a ligação entre figuras, temas e problemas da educação.
Os trabalhos a desenvolver nas aulas incidem e incidirão sobre os objetivos gerais e conteúdos do programa da Unidade Curricular/Disciplina e permitirão a partilha de saberes e o aprofundamento das aprendizagens, numa perspectiva de construção de diversidade de itinerários de investigação e formação. Só essa diversidade poderá permitir que em Filosofia da Educação surjam trabalhos com autoria ou (co)autoria, na medida do possível.
Embora os temas sejam abordados em separado e de forma reflexiva e analítica, haverá sempre uma certa conexão entre eles em termos metodológicos e até constituintes. De algum modo, haverá uma abordagem em espiral, de complexidade crescente, convictos de que em Filosofia da Educação, tal como na vida, tudo está interligado com tudo, pelo menos em algumas dimensões e sentidos. Haverá, pois, momentos e movimentos de reflexão, em análise e síntese. Cada temática é analisada em si, mas pode levar a retomar e perspectivar outros saberes.
Nas aulas são dadas indicações específicas sobre a bibliografia mais adequada para cada temática, sem prejuízo de uma selecção pessoal a realizar pelos/as alunos/as com a Orientação e validação do Professor.
Entre as várias atividades e metodologias recorremos a aulas expositivas – no sentido etimológico do termo - e dialogadas, análise de texto, trabalhos individuais, em pares e/ou em grupo, participação oral, elaboração de composições filosófico-educacionais, entre outras, a criar e/ou desenvolver pelos/as próprios/as alunos/as, em dinâmicas de unidade curricular, a verificar, também na Sala de Aula, como resultado do trabalho em autonomia.

4 - Conteúdos programáticos


1º Módulo: Lugar e Sentidos da Filosofia da Educação
1.1. Filosofia da Educação: Pressupostos, Funções, Métodos, Estatuto
1.2. A Filosofia da Educação na Formação de Professores e Educadores
1.3. Filosofia da Educação e Construção do Conhecimento educacional

2º Módulo: Educação ao Longo da Vida e Sentidos para uma Antropologia Educacional

2.1. Educação ao Longo da Vida e Antropagogia
2.2. Conceções e Dimensões de Educação
2.3. A Educação como lugar de Antinomias
2.4. Educação e Autonomia: perspectivas filosófico-pedagógicas

3º Módulo: Educação filosófica e o filosofar das crianças e dos alunos
3.1. A atitude e as atitudes de educação filosófica em todas as idades das pessoas
3.2. Dos saberes de vivências e experiências aos conhecimentos escolares: que relação e conexões?
3.3. Da semântica e da gramática filosófico-educacional: letras, leituras, escritas, textos e significações
3.4. O filosofar das crianças e dos alunos e múltiplas formas da sua expressão e expressões
3.5. Pessoas, espaços, lugares, tempos, idades e significações: como estamos a ser, a crescer, a existir e coexistir?

4º Módulo: Ontologia Educacional, Linguagem e Comunicação
4.1. Ontologia Educacional, Linguagem e linguagens
4.2. Intersubjectividade, acção comunicacional e construção do humano

5º Módulo: Filosofia do Currículo e da Escola, Cultura(s) e Cidadania
5.1. Filosofia do Currículo e Filosofia da Escola
5.2. Cultura(s): Diversidade, Unidade e Universalidade
5.3. Currículo, Cidadania e Formação Cívica
5.4. Literacia Cívica e Jurídica no Contexto da Educação Filosófica

6º Módulo: Agir Humano, Valores e Deontologia Educacional
6.1. O Agir Humano como ato inalienável: a responsabilidade pessoal intransferível
6.1.1. O sentido humano, educacional, jurídico e filosófico do Agir da Pessoa
6.2. Correntes e universo de valores
6.3. Axiologia educacional
6.4. Deontologia Educacional, Liberdade e Responsabilidade: que relação?


6. Problemáticas e Paradoxos do e no Mundo Contemporâneo:
- Desafios para o pensar e agir, por todos e cada um
- O Mundo e os Acontecimentos vistos pela Comunicação Social: Discursos e Questionamento filosófico-educacional
- Procura da Sabedoria e do Sentido (s) em Educação.

Avaliação/Critérios/Classificação:
Em articulação com a metodologia, na avaliação e classificação serão valorados e valorizados no desempenho dos/as alunos/as atitudes, - com vínculo para a atenção manifestada nas aulas -, saberes e conhecimentos, competências e capacidades de estudo, investigação, organização, relacionação e fundamentação dos conhecimentos, capacidade de problematização, qualidade e rigor da e na expressão oral e escrita na Língua Portuguesa. O uso correto da língua portuguesa deve pressupor, igualmente, por parte de cada aluno/a, de modo progressivo, uma discursividade de nível universitário e adequado ao saber dos conteúdos da unidade curricular.
Os/as alunos/as matriculados/as em “Regime Ordinário” ficam obrigados à frequência de 75% das aulas previstas, de acordo com o Regulamento Académico.

A classificação resultará da concretização dos seguintes instrumentos de avaliação/classificação final, com a seguinte ponderação:
Uma Frequência (teste escrito, individual): 60% (tendo em conta os critérios atrás enunciados)
Um Trabalho de grupo, [escrito, com apresentação]: 40%
(50% para a componente escrita + 50% para a componente de apresentação)
(tendo em conta os critérios enunciados), em dinâmicas de pesquisa e participação a evidenciar em dinâmicas de investigação e problematização na sala de aula.
Nota: Nas aulas serão proporcionadas várias dinâmicas para a pesquisa e problematização dos temas. Em contexto de sala de aula, o Professor fará o acompanhamento processual e orientação das várias etapas de realização dos trabalhos de pares ou em grupo, procedendo, também, a registos de verificação, nas aulas, numa lógica formativa.

 

Métodos de Ensino

3 - Metodologia

A metodologia seguida na Unidade Curricular/Disciplina está em sintonia com o que afirmámos anteriormente. A metodologia é o caminho a seguir e a construir. Adotamos uma metodologia que está em sintonia com as concepções contemporâneas de educação de adultos e, de modo conexo, sobre o que significa a verdadeira Pedagogia Universitária, isto é, fazer com que cada aluno/formando seja um sujeito epistemológico, de iniciativa, de participação, de investigação e partilha, em Autonomia. Tendo sempre presente um horizonte epistemológico complexo, sabemos para onde vamos e por que vamos e, neste sentido, (re)definimos o como e procuramos descortinar o para quê.
A problematização constitui uma dimensão estrutural e estruturante da Filosofia da Educação e constitui, deste modo, uma metodologia que se torna fundamental para refletir sobre temas e problemas a partir de uma diversidade de obras, textos e contextos, num aprofundamento progressivo. Neste sentido, pretende-se que esta disciplina proporcione, de modo dinâmico e estruturante, a contextualização e conceptualização das questões filosófico-educativas fundamentais.
As aulas terão um carácter teórico, teórico-prático e prático.
A sala de aula será, em grande parte, um espaço de análise, de reflexão, de partilha e (re)construção crítica dos conhecimentos, bem como de organização, desenvolvimento e apresentação de projectos de estudo e pesquisa. Pretendemos que as práticas de ensino, aprendizagem e formação reflitam uma conceção de sala de aula como um lugar de labor filosófico e educativo, através de uma diversidade de metodologias, com particular ênfase para os processos de questionamento oral, pessoal e intersubjectivo, bem como para momentos de escrita filosófico-educacional. Neste sentido, é e será criado um ambiente axiológico adequado para o desenvolvimento de reflexões sobre figuras, temas e problemas, a partir de metodologias de trabalho individual e/ou em pares/grupo. Nas aulas são e serão trabalhados textos ou obras que permitem o desenvolvimento de vários temas e problemas. Daí a ligação entre figuras, temas e problemas da educação.
Os trabalhos a desenvolver nas aulas incidem e incidirão sobre os objetivos gerais e conteúdos do programa da Unidade Curricular/Disciplina e permitirão a partilha de saberes e o aprofundamento das aprendizagens, numa perspectiva de construção de diversidade de itinerários de investigação e formação. Só essa diversidade poderá permitir que em Filosofia da Educação surjam trabalhos com autoria ou (co)autoria, na medida do possível.
Embora os temas sejam abordados em separado e de forma reflexiva e analítica, haverá sempre uma certa conexão entre eles em termos metodológicos e até constituintes. De algum modo, haverá uma abordagem em espiral, de complexidade crescente, convictos de que em Filosofia da Educação, tal como na vida, tudo está interligado com tudo, pelo menos em algumas dimensões e sentidos. Haverá, pois, momentos e movimentos de reflexão, em análise e síntese. Cada temática é analisada em si, mas pode levar a retomar e perspectivar outros saberes.
Nas aulas são dadas indicações específicas sobre a bibliografia mais adequada para cada temática, sem prejuízo de uma selecção pessoal a realizar pelos/as alunos/as com a Orientação e validação do Professor.
Entre as várias atividades e metodologias recorremos a aulas expositivas – no sentido etimológico do termo - e dialogadas, análise de texto, trabalhos individuais, em pares e/ou em grupo, participação oral, elaboração de composições filosófico-educacionais, entre outras, a criar e/ou desenvolver pelos/as próprios/as alunos/as, em dinâmicas de unidade curricular, a verificar, também na Sala de Aula, como resultado do trabalho em autonomia.

Bibliografia

 

(O Programa da Uc contém uma Bibliografia extensa, potenciadora de diversos percursos de formação, em diversidade e unidade).

CABANAS, J. M. Q. (1995) Teoria da Educação: Concepção antinómica da educação. Porto: Edições ASA.
CARVALHO, Adalberto Dias de (2006) [Coordenador] Dicionário de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.
DIAS, José Ribeiro (2009). Educação. O Caminho da Nova Humanidade: das Coisas às Pessoas e aos valores. Porto: Papiro Editora.
FULLAT, Octavi (1978). Filosofías de la Educación, Barcelona: Ceac.
MEDEIROS, Emanuel Oliveira (2005) A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa: Instituto Piaget.
FREIRE, Paulo (1997). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
HABERMAS, Jürgen (1987). Teoría de la Accíon Comunicativa: Complementos y Estudios Previos. Madrid: Catedra.
MORIN, Edgar (1999). Os sete saberes para a educação do futuro. Lisboa: Instituto Piaget.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira (2002) [Org.] Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Porto: Porto Editora.

Método de Avaliação

    Avaliação/Critérios/Classificação:
    Em articulação com a metodologia, na avaliação e classificação serão valorados e valorizados no desempenho dos/as alunos/as atitudes, - com vínculo para a atenção manifestada nas aulas -, saberes e conhecimentos, competências e capacidades de estudo, investigação, organização, relacionação e fundamentação dos conhecimentos, capacidade de problematização, qualidade e rigor da e na expressão oral e escrita na Língua Portuguesa. O uso correto da língua portuguesa deve pressupor, igualmente, por parte de cada aluno/a, de modo progressivo, uma discursividade de nível universitário e adequado ao saber dos conteúdos da unidade curricular.
    Os/as alunos/as matriculados/as em “Regime Ordinário” ficam obrigados à frequência de 75% das aulas previstas, de acordo com o Regulamento Académico.

    A classificação resultará da concretização dos seguintes instrumentos de avaliação/classificação final, com a seguinte ponderação:
    Uma Frequência (teste escrito, individual): 60% (tendo em conta os critérios atrás enunciados)
    Um Trabalho de grupo, [escrito, com apresentação]: 40%
    (50% para a componente escrita + 50% para a componente de apresentação)
    (tendo em conta os critérios enunciados), em dinâmicas de pesquisa e participação a evidenciar em dinâmicas de investigação e problematização na sala de aula.
    Nota: Nas aulas serão proporcionadas várias dinâmicas para a pesquisa e problematização dos temas. Em contexto de sala de aula, o Professor fará o acompanhamento processual e orientação das várias etapas de realização dos trabalhos de pares ou em grupo, procedendo, também, a registos de verificação, nas aulas, numa lógica formativa.