História dos Estados Unidos da América
Código
0105639Créditos ECTS
6Objetivos
1. Identificar as fontes e a bibliografia essenciais para o estudo da história dos Estados Unidos da América;
2. Adquirir uma perspectiva geral e rigorosa da história dos Estados Unidos da América desde a independência até ao final da Guerra Fria;
3. Compreender e integrar o expansionismo americano e a crescente intervenção do País na política internacional ao longo do século XX; 4. Aprender a selecionar informação, pensar e agir cientificamente através da formulação de hipóteses de trabalho, e da apresentação de conclusões;
5. Adquirir os conhecimentos essenciais para a realização de trabalhos de investigação; 6. Desenvolver capacidade de expor oralmente e de redigir recorrendo a um vocabulário assertivo e rigoroso.
Programa
1. A criação da América anglo-saxónica
1.1. O nascimento dos Estados Unidos
1.2. Ser americano
1.3. Da Declaração da Independência à Constituição
1.4. O tempo das revoluções (1776-1814)
2. Guerra, crise e reconstrução
2.1. Da Democracia na América
2.2. The wild, wild west...a corrida ao ouro e a conquista do Oeste
2.3. Uma casa dividida
2.4. A Guerra Civil (1861-1865)
2.5. Escravatura e abolição
2.6. A Reconstrução no Sul (1867-1876) 2.7. Imigração, transportes e revolução industrial
3. Os Estados Unidos da América e o Mundo
3.1. A doutrina da “porta aberta” (1898-1900)
3.2. O movimento progressista (1901-1917)
3.3. Os Estados Unidos da América e a I Guerra Mundial
3.4. Paz e prosperidade
4. Entre a crise e a guerra
4.1. O crash de 1929 e a grande depressão
4.2. New Deals (1933-1939)
4.3. A intervenção na II Guerra Mundial
5. O Século Americano
5.1. A Guerra Fria
5.2. An American Way of Life
5.3. Sonho e desilusão (1961-1974)
5.4. Virar à direita
5.5. Os Estados Unidos da América e a “aldeia global”
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas na unidade curricular "História dos Estados Unidos da América" foram elaboradas para alinhar-se com um modelo pedagógico centrado no aluno, promovendo um equilíbrio entre aquisição de conhecimento, desenvolvimento de competências analíticas e construção de uma visão crítica sobre os acontecimentos históricos e a sua relevância no mundo contemporâneo.
Combina aulas expositivas com metodologias ativas de aprendizagem. As aulas teóricas são estruturadas para apresentar os conceitos fundamentais e os principais acontecimentos da história dos Estados Unidos da América, desde a independência até ao final do século XX. Durante essas sessões, são utilizados recursos como apresentações em Powerpoint, mapas históricos, cronologias e exertos de fontes primárias, incluindo a Declaração da Independência, discursos políticos, mas, também, testemunhos de cidadãos anónimos.
Já nas aulas teórico-práticas, os estudantes trabalham com documentos históricos, filmes, músicas e obras literárias da época. Por exemplo, podem analisar como a música folk americana expressou os sentimentos da Grande Depressão ou como a imprensa da época retratou os movimentos abolicionistas.
Além disso, a elaboração de pequenos trabalhos de investigação permite que os estudantes consigam planificar, recolher informação e apresentar conclusões, tanto através da elaboração de ensaios escritos, como de apresentações orais.
O uso de ferramentas digitais é integrado no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que materiais complementares, bibliografia essencial e exercícios interativos, são disponibilizados no Moodle. Avaliações contínuas são aplicadas ao longo do semestre para garantir o progresso dos estudantes.
Bibliografia
BOORSTIN, Daniel, Os Americanos: a experiência nacional, Lisboa, Gradiva, 1999.
MELANDRI, Pierre, História dos Estados Unidos desde 1865, Lisboa, Edições 70, 2002.
The American Yawp, Stanford, Stanford University Press, 2020. (manual em acesso aberto), disponível em: http://www.americanyawp.com
WHITE, Richard, The Republic for which it stands. The United States during reconstruction and the gilded age, 1865-1896, Oxford, Oxford University Press, 2017.
ZINN, Howard, A People’s History of the United States. 1492- Present, Nova Iorque, Harper Collins, 2003.
Método de Avaliação
A classificação final dos alunos na unidade curricular História dos Estados Unidos da América é o resultado de uma avaliação contínua assente em três elementos principais. Estes foram pensados para refletir o desempenho global dos estudantes, abrangendo tanto a participação activa nas aulas como a capacidade de investigação e a avaliação formal de conhecimentos. A ponderação e os critérios de cada componente são definidos em conjunto com a turma no início do semestre, garantindo participação no processo de avaliação.
1. Participação nas aulas teórico-práticas (10%) - Esta componente avalia a capacidade de os alunos interagirem com diferentes tipos de fontes históricas e culturais, como documentos, filmes, músicas e sites previamente selecionados pelo docente. Durante as aulas, os alunos são incentivados a discutir criticamente os materiais apresentados, relacionando-os com os conteúdos teóricos e com os contextos históricos estudados, esta abordagem não apenas promove a interação dos estudantes com os conteúdos, mas também valoriza o esforço contínuo e a reflexão individual.
2. Trabalho de investigação original (60%) - O trabalho de investigação é o componente com maior peso na classificação final, refletindo a sua importância como ferramenta para o desenvolvimento de competências de investigação, análise e comunicação. Os alunos deverão elaborar um projeto que explore temas específicos da história dos Estados Unidos. O processo de desenvolvimento deste trabalho é acompanhado ao longo do semestre: são fornecidas orientações para a respectiva estruturação, incluindo a formulação de hipóteses, ajuda na seleção de fontes primárias e secundárias, bem como na organização de um texto claro e coeso. O resultado desta investigação é apresentado em dois formatos: um ensaio escrito, que é avaliado com base em critérios como originalidade, rigor histórico e capacidade de argumentação, e uma apresentação oral, onde os estudantes têm a oportunidade de expor as suas conclusões de forma assertiva e articulada, perante a turma. Essa abordagem busca estimular não apenas o domínio do conteúdo, mas também o desenvolvimento de competências de comunicação.
3. Teste de frequência escrito (30%) - O teste de frequência é concebido para avaliar a consolidação do conhecimento teórico e a capacidade de os alunos integrarem e interpretarem os conteúdos programáticos da unidade curricular. Esta componente procura “medir” a compreensão dos principais eventos, conceitos e processos históricos abordados durante o semestre, garantindo que os alunos sejam capazes de estabelecer conexões entre diferentes temas e contextos. O teste inclui perguntas de natureza variada, como questões de resposta curta, análise de trechos de documentos históricos e questões de desenvolvimento. Essa diversidade permite avaliar tanto a memorização e o entendimento dos conteúdos quanto a capacidade de reflexão crítica e argumentação.
