História Contemporânea
Código
0103165Créditos ECTS
6Objetivos
1.Conhecer os principais acontecimentos que marcaram a contemporaneidade.
2. Identificar as fontes e a bibliografia essenciais para o estudo da época contemporânea;
3. Capacidade de compreender e relacionar factos históricos;
4. Aprender a seleccionar informação, pensar e agir cientificamente através da formulação de hipóteses de trabalho e da apresentação de conclusões;
5. Adquirir os conhecimentos essenciais para a realização de trabalhos de investigação sobre as temáticas analisadas na unidade curricular;
6. Desenvolver capacidade de expor oralmente e de redigir recorrendo a um vocabulário assertivo e rigoroso;
7. Capacidade de analisar, compreender e sintetizar os conhecimentos adquiridos.
Programa
- Introdução à História Contemporânea
1.1. O conceito de História Contemporânea
1.2. Fontes e metodologias
1.3. A Revolução Industrial: origem e impactos
- Revoluções e Transformações Políticas (Europa e América do Norte)
2.1. A Revolução Francesa e os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade
2.2. O impacto das revoluções industriais e liberais na formação do mundo contemporâneo
2.3. O surgimento dos nacionalismos e a consolidação dos Estados-Nação
- África e a Ásia na “Era do Império”
3.1. O impacto do colonialismo europeu no século XIX e início do século XX
3.2. Resistir: líderes e movimentos de oposição ao colonialismo
3.3. Descolonizar
3.4. África e Ásia na construção do sistema internacional contemporâneo
- A América Latina na contemporaneidade
4.1. Movimentos independentistas: rupturas e continuidades
4.2. Revoluções sociais e políticas – do México a Cuba;
4.3. As ditaduras e o neoliberalismo do século XX;
4.4. Desafios contemporâneos: desigualdade, populismo e integração regional
- Guerras e transformações globais no século XX
5.1. A I e II Guerras Mundiais: impactos e globalização
5.2. A Guerra Fria
5.3. A consolidação de um mundo multipolar no final do século XX
- Globalização e Desafios contemporâneos
6.1. Globalização económica e cultural: oportunidades e desigualdades
6.2. Crises ambientais
6.3. A revolução tecnológica
6.4. Direitos humanos e movimentos sociais globais
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas na unidade curricular "História Contemporânea" foram elaboradas para alinhar-se com um modelo pedagógico centrado no aluno, promovendo um equilíbrio entre aquisição de conhecimento, desenvolvimento de competências analíticas e construção de uma visão crítica sobre os acontecimentos históricos e a sua relevância no mundo contemporâneo.
Combina aulas expositivas com metodologias ativas de aprendizagem. As aulas teóricas são estruturadas para apresentar os conceitos fundamentais e os principais acontecimentos desde a Revolução Industrial até aos desafios da contemporaneidade. Durante essas sessões, são utilizados recursos como apresentações em Powerpoint, mapas históricos, cronologias e excertos de fontes primárias.
Já nas aulas teórico-práticas, os estudantes trabalham com documentos históricos, filmes, músicas e obras literárias da época.
Além disso, a elaboração de pequenos trabalhos de investigação permite que os estudantes consigam planificar, recolher informação e apresentar conclusões, tanto através da elaboração de ensaios escritos, como de apresentações orais.
O uso de ferramentas digitais é integrado no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que materiais complementares, bibliografia essencial e exercícios interativos, são disponibilizados no Moodle.
Bibliografia
BAILY, C.A., The Birth of the Modern World 1780-1914. Global Connections and Comparisons, Malden, Blackwell Publishing, 2004.
BAILY, C.A., Remaking the Modern World 1900-2015, Medford, Wiley Blackwell, 2018.
DUIKER, William, Contemporary World History, Stamford, Cengage Learning, 2015.
HOBSBAWM, Eric, A Era das Revoluções: 1789-1848, Lisboa, Editorial Presença, 1985.
HOBSBAWM, Eric, A Era do Império, 1875-1914, Lisboa, Editorial Presença, 1990.
HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991, Lisboa, Editorial Presença, 1994.
JUDT, Tony, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2014.
MAZOWER, Mark, Dark Continent. Europe’s Twentieth Century, New York, Penguin Books, 1998.
MONTEFIORE, Simon Sebag, O Mundo. Uma História da Humanidade, Lisboa, Crítica, 2022.
PAREDES, Javier (Dir.) Historia Universal Contemporanea, Barcelona, Ariel, 2020.
STROMBERG, Roland, Historia Intelectual Europea desde 1789, Madrid, Debate pensamiento,1995 .
Método de Avaliação
A classificação final dos alunos na unidade curricular História dos Estados Unidos da América é o resultado de uma avaliação contínua assente em três elementos principais. Estes foram pensados para refletir o desempenho global dos estudantes, abrangendo tanto a participação activa nas aulas como a capacidade de investigação e a avaliação formal de conhecimentos. A ponderação e os critérios de cada componente são definidos em conjunto com a turma no início do semestre, garantindo participação no processo de avaliação.
1. Participação nas aulas teórico-práticas (10%) - Esta componente avalia a capacidade de os alunos interagirem com diferentes tipos de fontes históricas e culturais, como documentos, filmes, músicas e sites previamente selecionados pelo docente. Durante as aulas, os alunos são incentivados a discutir criticamente os materiais apresentados, relacionando-os com os conteúdos teóricos e com os contextos históricos estudados, esta abordagem não apenas promove a interação dos estudantes com os conteúdos, mas também valoriza o esforço contínuo e a reflexão individual.
2. Trabalho de investigação original (60%) - O trabalho de investigação é o componente com maior peso na classificação final, refletindo a sua importância como ferramenta para o desenvolvimento de competências de investigação, análise e comunicação. Os alunos deverão elaborar um projeto que explore temas específicos da história dos Estados Unidos. O processo de desenvolvimento deste trabalho é acompanhado ao longo do semestre: são fornecidas orientações para a respectiva estruturação, incluindo a formulação de hipóteses, ajuda na seleção de fontes primárias e secundárias, bem como na organização de um texto claro e coeso. O resultado desta investigação é apresentado em dois formatos: um ensaio escrito, que é avaliado com base em critérios como originalidade, rigor histórico e capacidade de argumentação, e uma apresentação oral, onde os estudantes têm a oportunidade de expor as suas conclusões de forma assertiva e articulada, perante a turma. Essa abordagem busca estimular não apenas o domínio do conteúdo, mas também o desenvolvimento de competências de comunicação.
3. Teste de frequência escrito (30%) - O teste de frequência é concebido para avaliar a consolidação do conhecimento teórico e a capacidade de os alunos integrarem e interpretarem os conteúdos programáticos da unidade curricular. Esta componente procura “medir” a compreensão dos principais eventos, conceitos e processos históricos abordados durante o semestre, garantindo que os alunos sejam capazes de estabelecer conexões entre diferentes temas e contextos. O teste inclui perguntas de natureza variada, como questões de resposta curta, análise de trechos de documentos históricos e questões de desenvolvimento. Essa diversidade permite avaliar tanto a memorização e o entendimento dos conteúdos quanto a capacidade de reflexão crítica e argumentação.
