História Contemporânea

Código

0103165

Créditos ECTS

6

Objetivos

1.Conhecer os principais acontecimentos que marcaram a contemporaneidade.
2. Identificar as fontes e a bibliografia essenciais para o estudo da época contemporânea;
3. Capacidade de compreender e relacionar factos históricos;
4. Aprender a seleccionar informação, pensar e agir cientificamente através da formulação de hipóteses de trabalho e da apresentação de conclusões;
5. Adquirir os conhecimentos essenciais para a realização de trabalhos de investigação sobre as temáticas analisadas na unidade curricular;
6. Desenvolver capacidade de expor oralmente e de redigir recorrendo a um vocabulário assertivo e rigoroso;
7. Capacidade de analisar, compreender e sintetizar os conhecimentos adquiridos. 

Programa

  1. Introdução à História Contemporânea

1.1.  O conceito de História Contemporânea

1.2.  Fontes e metodologias

1.3.  A Revolução Industrial: origem e impactos

  1. Revoluções e Transformações Políticas (Europa e América do Norte)

2.1.  A Revolução Francesa e os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade

2.2.  O impacto das revoluções industriais e liberais na formação do mundo contemporâneo

2.3.  O surgimento dos nacionalismos e a consolidação dos Estados-Nação

  1. África e a Ásia na “Era do Império”

3.1.  O impacto do colonialismo europeu no século XIX e início do século XX

3.2.  Resistir: líderes e movimentos de oposição ao colonialismo

3.3.  Descolonizar

3.4.  África e Ásia na construção do sistema internacional contemporâneo

  1. A América Latina na contemporaneidade

4.1.  Movimentos independentistas: rupturas e continuidades

4.2.  Revoluções sociais e políticas – do México a Cuba;

4.3.  As ditaduras e o neoliberalismo do século XX;

4.4.  Desafios contemporâneos: desigualdade, populismo e integração regional

  1. Guerras e transformações globais no século XX

5.1.  A I e II Guerras Mundiais: impactos e globalização

5.2.  A Guerra Fria

5.3.  A consolidação de um mundo multipolar no final do século XX

  1. Globalização e Desafios contemporâneos

6.1.  Globalização económica e cultural: oportunidades e desigualdades

6.2.  Crises ambientais

6.3.  A revolução tecnológica

6.4.  Direitos humanos e movimentos sociais globais

 

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas na unidade curricular "História Contemporânea" foram elaboradas para alinhar-se com um modelo pedagógico centrado no aluno, promovendo um equilíbrio entre aquisição de conhecimento, desenvolvimento de competências analíticas e construção de uma visão crítica sobre os acontecimentos históricos e a sua relevância no mundo contemporâneo. 

Combina aulas expositivas com metodologias ativas de aprendizagem. As aulas teóricas são estruturadas para apresentar os conceitos fundamentais e os principais acontecimentos desde a Revolução Industrial até aos desafios da contemporaneidade. Durante essas sessões, são utilizados recursos como apresentações em Powerpoint, mapas históricos, cronologias e excertos de fontes primárias. 

Já nas aulas teórico-práticas, os estudantes trabalham com documentos históricos, filmes, músicas e obras literárias da época.

Além disso, a elaboração de pequenos trabalhos de investigação permite que os estudantes consigam planificar, recolher informação e apresentar conclusões, tanto através da elaboração de ensaios escritos, como de apresentações orais. 

O uso de ferramentas digitais é integrado no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que materiais complementares, bibliografia essencial e exercícios interativos, são disponibilizados no Moodle.

Bibliografia

BAILY, C.A., The Birth of the Modern World 1780-1914. Global Connections and Comparisons, Malden, Blackwell Publishing, 2004.

BAILY, C.A., Remaking the Modern World 1900-2015, Medford, Wiley Blackwell, 2018.

DUIKER, William, Contemporary World History, Stamford, Cengage Learning, 2015.

HOBSBAWM, Eric, A Era das Revoluções: 1789-1848, Lisboa, Editorial Presença, 1985.

HOBSBAWM, Eric, A Era do Império, 1875-1914, Lisboa, Editorial Presença, 1990.

HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991, Lisboa, Editorial Presença, 1994.

JUDT, Tony, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2014. 

MAZOWER, Mark, Dark Continent. Europe’s Twentieth Century, New York, Penguin Books, 1998.

MONTEFIORE, Simon Sebag, O Mundo. Uma História da Humanidade, Lisboa, Crítica, 2022.

PAREDES, Javier (Dir.) Historia Universal Contemporanea, Barcelona, Ariel, 2020.

STROMBERG, Roland, Historia Intelectual Europea desde 1789, Madrid, Debate pensamiento,1995 .

Método de Avaliação

    A classificação final dos alunos na unidade curricular História dos Estados Unidos da América é o resultado de uma avaliação contínua assente em três elementos principais. Estes foram pensados para refletir o desempenho global dos estudantes, abrangendo tanto a participação activa nas aulas como a capacidade de investigação e a avaliação formal de conhecimentos. A ponderação e os critérios de cada componente são definidos em conjunto com a turma no início do semestre, garantindo participação no processo de avaliação. 

    1. Participação nas aulas teórico-práticas (10%) - Esta componente avalia a capacidade de os alunos interagirem com diferentes tipos de fontes históricas e culturais, como documentos, filmes, músicas e sites previamente selecionados pelo docente. Durante as aulas, os alunos são incentivados a discutir criticamente os materiais apresentados, relacionando-os com os conteúdos teóricos e com os contextos históricos estudados, esta abordagem não apenas promove a interação dos estudantes com os conteúdos, mas também valoriza o esforço contínuo e a reflexão individual. 

    2. Trabalho de investigação original (60%)  - O trabalho de investigação é o componente com maior peso na classificação final, refletindo a sua importância como ferramenta para o desenvolvimento de competências de investigação, análise e comunicação. Os alunos deverão elaborar um projeto que explore temas específicos da história dos Estados Unidos. O processo de desenvolvimento deste trabalho é acompanhado ao longo do semestre: são fornecidas orientações para a respectiva estruturação, incluindo a formulação de hipóteses, ajuda na seleção de fontes primárias e secundárias, bem como na organização de um texto claro e coeso.  O resultado desta investigação é apresentado em dois formatos: um ensaio escrito, que é avaliado com base em critérios como originalidade, rigor histórico e capacidade de argumentação, e uma apresentação oral, onde os estudantes têm a oportunidade de expor as suas conclusões de forma assertiva e articulada, perante a turma. Essa abordagem busca estimular não apenas o domínio do conteúdo, mas também o desenvolvimento de competências de comunicação. 

    3. Teste de frequência escrito (30%) - O teste de frequência é concebido para avaliar a consolidação do conhecimento teórico e a capacidade de os alunos integrarem e interpretarem os conteúdos programáticos da unidade curricular. Esta componente procura “medir” a compreensão dos principais eventos, conceitos e processos históricos abordados durante o semestre, garantindo que os alunos sejam capazes de estabelecer conexões entre diferentes temas e contextos. O teste inclui perguntas de natureza variada, como questões de resposta curta, análise de trechos de documentos históricos e questões de desenvolvimento. Essa diversidade permite avaliar tanto a memorização e o entendimento dos conteúdos quanto a capacidade de reflexão crítica e argumentação.