História da Arte em Portugal

Código

0105635

Créditos ECTS

6

Objetivos

A disciplina privilegia a análise dos conceitos artísticos e formulações plásticas dominantes em Portugal, a partir da Idade Média até à Época Contemporânea, procurando estabelecer relações com os movimentos artísticos do Ocidente.

1. Identificar os movimentos artísticos em Portugal.

2. Caracterizar estes movimentos artísticos desde a Idade Média ao século XX, numa perspetiva comparada com o ambiente artístico europeu.

3. Relacionar o fenómeno artístico com a realidade histórica portuguesa.

4. Identificar algumas das principais obras de arte portuguesas

5. Reconhecer alguns dos principais artistas plásticos portugueses.

6. Compreender as criações estéticas portuguesas do passado de forma a aproximá-las das problemáticas contemporâneas da arte nacional.

Competências genéricas:

1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.

2. Capacidade de análise e de síntese.

3. Capacidade de conceptualização e de problematização.

Programa

1. A Arte na Idade Média portuguesa: O modo românico: características da arquitetura religiosa e escultura. O Gótico: dos princípios ao amadurecimento em Portugal. Escultura. Arquitetura militar e civil. O Manuelino: simbologia e ornamento. Os “Primitivos Portugueses”.

2. Do Renascimento ao Maneirismo. A arquitetura e o papel da decoração. A escultura quinhentista e seiscentista. O estilo Chão e a arquitetura Maneirista. A pintura.

3. O Barroco - A arte da ilusão: Arquitetura e as artes decorativas. A pintura e o azulejo.

4. Ecos do Neoclassicismo e do Romantismo em Portugal: Lisboa de Pombal e o Porto dos Almadas. Vieira Portuense e António Domingos Sequeira. A Bolsa no Porto e o Palácio da Pena.

5. A segunda metade do século XIX: O Grupo de Leão e o triunfo naturalista. Simbolismo traços expressionistas. Arte nova.

6. O século XX: dos precursores da modernidade aos anos 80.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas onde se privilegia a análise e o estudo comparativo das diferentes propostas estéticas, com o apoio dos meios audiovisuais e da análise de alguns. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).

Bibliografia

CORREIA, J. E. Horta, Renascimento, Maneirismo e Estilo Chão, presença, 1991.

DIAS, P., A Arquitectura Gótica Portuguesa, Estampa, 1994.

FRANÇA, J.A., A Arte em Portugal no Século XIX, 2 vols., Bertrand, 1966.

IDEM, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, 2ª ed. Bertrand, 1977.

IDEM, A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX, 3ª ed., Livros Horizonte, 1991.

HORTA CORREIA, J. E., Arquitectura Portuguesa. Renascimento, Maneirismo, Estilo-Chão, Lisboa, 1991

KUBLER, G., A arquitectura portuguesa chã,Vega, 1998.

PEREIRA, J. F., A arquitectura barroca em Portugal, Lisboa, 1986

PEREIRA, P. (dir.), História da Arte Portuguesa, Círculo de Leitores, 1995.

Rodrigues, D., Arte Portuguesa, Da Pré-História ao século XX, FUBU. Lisboa, 2008.

SERRÃO, V., História da Arte Portuguesa - Renascimento e Maneirismo, Presença, 2002.

SERRÃO, V., História da Arte em Portugal – O Barroco, Presença, 2003.

Silva, J. H. P., Estudos sobre o Maneirismo, Estampa, 1986.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 45 %
  • 2ª Frequência: - 45 %
  • Assiduidade, participação em aula e elaboração de pequenas fichas de leitura - 10 %