Ética e Relações Internacionais

Código

0105571

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Refletir sobre a natureza da “ética”, da “política” e a sua interação;

2. Identificar, definir e compreender princípios e valores éticos fundamentais no âmbito das relações internacionais;

3. Confrontar as principais teorias que se opõem no debate ético sobre as relações internacionais;

4. Estimular a reflexão analítica e crítica acerca das diferentes teses e temáticas expostas;

5. Procurar autonomamente informação complementar das matérias em estudo, não só em bibliografia de referência, mas também nos meios de comunicação social diários e nas ferramentas online;

6. Promover o debate racional, desenvolvendo os conhecimentos e a capacidade argumentativa dos alunos.

Programa

1. Ética e Política: conceitos e fundamentos

1.1. “Ética”: noção geral e domínio próprio (Ética, Moral, Direito)

1.2. Critérios da moralidade da ação: a estrutura da consciência moral (teleológica, deontológica e procedimental)

1.3. Universalismo moral e relativismo cultural

1.4. Relação entre Ética e Política: perspetiva histórica e perspetiva temática

2. Ética e Relações Internacionais

2.1. A Ética e a Moral nas Relações Internacionais

2.2. Teorias éticas para as Relações Internacionais: Teoria Realista, Teoria da Moralidade dos Estados e Teoria Cosmopolita

2.3. A proposta de uma Ética da Responsabilidade nas Relações Internacionais

3. Temas e problemas da política internacional: uma questão de Ética?

3.1. Pobreza e Justiça distributiva

3.2. Guerra Justa

3.3. Estratégias de superação do conflito

3.4. Intervenção humanitária

3.5. Terrorismo

3.6. Cidadania, migrações e fronteiras

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza teórico-prática, combinando uma parte expositiva com uma outra de leitura, reflexão e debate sobre excertos de alguns textos, numa articulação entre uma metodologia centrada no professor e uma metodologia interativa.

Os documentos analisados nas aulas são previamente facultados aos alunos, que devem lê-los e refletir criticamente sobre os mesmos, acompanhando a matéria lecionada com leituras complementares, quer a indicar pelo docente, quer procuradas autonomamente pelos discentes.

Bibliografia

AMSTUTZ, M. R., International Ethics: concepts, theories, and cases in global politics, Rowman & Littlefield Publishers, Lanham, 1999.

BELL, D., Ethics and World Politics, Oxford University Press, Oxford, 2010.

CANTO-SPERBER, M., La morale du monde, PUF, Paris, 2010.

HARBOUR, F. V., Thinking about International Ethics. Moral theory and cases from American foreign policy, Westview Press, Boulder, 1999.

NARDIN, T.; MAPEL, D R., Traditions of International Ethics, Cambridge University Press, Cambridge, 1992.

HOFFMAN, S, Duties Beyond Borders: on Limits and Possibilities of Ethical International Relations, Syracuse, N.Y., Syracue University Press, 1981.

RASMUSSEN, D, Universalism vs. Communitarianism. Contemporary Debates in Ethics, The MIT Press, Cambridge/Massachusetts/London/England, 1995.

ROSENTHAL, JH.; BARRY, C, eds., Ethics & International Affairs. A Reader, Georgetown University Press, Washington, D.C., 2009.

www.cceia.org.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Portefólio - 40 %