História do Poder Local

Código

0102014

Créditos ECTS

6

Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão geral sobre a formação e construção do poder local nas suas relações com o centro político em Portugal ao longo do tempo desde a Idade Média até ao mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, sobre o papel das elites locais nessa dinâmica.

1. Competências genéricas:

1.1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.

1.2. Capacidade de análise e de síntese.

1.3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.

1.4. Capacidade de conceptualização e de problematização.

2. Competências específicas:

2.1. Conhecimento genérico sobre problemas e dinâmicas centrais da história das instituições do poder local.

2.2. Capacidade de pensar e discutir de forma fundamentada a construção do poder local nas suas relações com o centro político em Portugal ao longo do tempo.

Programa

A história do poder local e do municipalismo: uma história de Portugal “alternativa” a partir das periferias?

1. Nas origens do poder local: interpretações e realidades.

2. O poder local no Antigo Regime: o tempo das “liberdades”.

3. A ruptura liberal e a perda de autonomia das câmaras.

4. O poder local no século XX: da I República à democracia.

5. Uma sociologia das elites locais em Portugal e no império.

Conclusão:

Uma instituição para o século XXI?

Métodos de Ensino

1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos activos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).

2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas e a apresentação das linhas gerais da formação e construção do poder local nas suas relações com o centro político em Portugal.

3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a aprendizagem de conceitos e de realidades históricas. Deste modo, os próprios estudantes participarão no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.

Bibliografia

COELHO, Maria Helena da Cruz; MAGALHÃES, Joaquim Romero, O Poder Concelhio. Das origens às Cortes Constituintes, Coimbra, Centro de Estudos e Formação Autárquica, 1986; 2ª edição, 2009.

CUNHA, Mafalda Soares da; FONSECA, Teresa (ed.), Os Municípios no Portugal Moderno: dos forais manuelinos às reformas liberais, Lisboa, Edições Colibri-CIDEHUS/UE, 2005.

FONSECA, Fernando Taveira da (coord.), O poder local em tempo de globalização: uma história e um futuro.

Comunicações, Braga-Coimbra, Palimage Editores-Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2005.

O Município no Mundo Português, Seminário Internacional, Funchal, 26 a 30 de Outubro de 1998, Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico, Secretaria Regional do Turismo e Cultura, 1998.

OLIVEIRA, César (dir.), História dos Municípios e do Poder Local [dos finais da Idade Média à União Europeia], Lisboa, Círculo de Leitores, 1996.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 50 %
  • 2ª Frequência - 50 %