Oficina de Integração das Expressões

Código

0105741

Créditos ECTS

6

Objetivos

1.Experimentar diferentes dinâmicas na relação, consigo e com o outro, através de projetos integrados das várias áreas de expressão.
2.Expressar sensações e emoções experimentadas no contacto com o real e o imaginado.
3.Explorar as capacidades motoras, expressivas e comunicativas do corpo.
4.Compreender as noções de tempo, espaço como referências às várias formas de expressão.
5.Utilizar os suportes de expressão com vista a uma consciencialização do sentimento e enriquecimento das capacidades expressivas e criativas.
6.Reconhecer as potencialidades educativas da integração das expressões no desenvolvimento multidimensional da criança.
7.Explorar o potencial interdisciplinar e inclusivo das expressões, através da criação de oficinas práticas.
8.Realizar pesquisas em contextos educativos locais para conhecer o patrimônio cultural para a infância e compreender o seu potencial pedagógico.

Programa

I. Expressão motora: o movimento e as actividades de expressão corporal, dança e jogo; as características do movimento: espaço, tempo, dinâmica, relação com objectos, na comunicação com outros; o movimento criativo e a ludicidade.
II.Expressão musical: corpo, voz, instrumentos, expressão e criação musical, canção, lenga- lengas e danças de roda.
III.Expressão dramática: o conhecimento do eu e do outro, a exploração do corpo, a consciencialização da movimentação corporal, as dinâmicas da relação e os suportes de expressão e a personagem.
IV. Expressão plástica: a organização perceptiva e o desenvolvimento da expressão visual; o grafismo como expressão do mundo; a linguagem e comunicação visual, o desenho e a expressão livre, os meios audio-visuais.
V. Temas Integradores: A expressão artística na educação infantil da contemporaneidade: a) a componente perceptiva, expressiva, criativa e imaginativa; b) a promoção do bem-estar; c) A valorização do Património Cultural da infância e a sustentabilidade; d) O desenvolvimento/ aprendizagem pelas expressões e os jogos digitais.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em momentos teórico-práticas e práticas, privilegiando-se nas primeiras: a pesquisa e análise documental, a observação de filmes e a discussão e reflexão; e nas segundas, a vivência de situações em que, em grupo, os estudantes possam enriquecer as suas capacidades expressivas e comunicativas pela produção de oficinas, onde se potenciará a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes,

Assim, está prevista a elaboração de alguns trabalhos de grupo - em oficinas de atividade e trabalho de campo, orientados e supervisionados pelo docente. Esses trabalhos culminarão na reflexão sobre as diversas atividades realizadas, com base na análise dos seus produtos (ensaios, performances, projetos educativos, pesquisas temáticas), que serão organizados num portfólio, devidamente estruturado, articulado e aprofundado.

Bibliografia

  • Beja, F., Topa, J.M. & Madureira, C. (2018).Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Jardins-de-infância, ATL e Escolas do 1.º CEB. Porto Editora
  • Berge, Y.; (1975). Viver o seu Corpo. Sociocultur.
  • Condessa, I. & Fialho, A. (2010). (Re)Aprender a Brincar. Na Barca do Pirata. Ponta Delgada: Universidade dos Açores e FCT.
  • Condessa, I. (2009). (Re)Aprender a Brincar. Da Especificidade à Diversidade. Universidade dos Açores.
  • Condessa, I. (2006). O Movimento Criativo, In G.Castro e M.Carvalho (Org.) Actas do Colóquio A Criatividade na Educação. Universidade dos Açores.
  • Delacroix, M. & Col. (s.d.).  Expressão Corporal. Colecção Educação Física e Desporto. Compendium Editora
  • DGEBS (2004). Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo. 4.ª Edição Lisboa: Editorial Ministério da Educação.
  • Ferraz, M. (2011). Educação Expressiva. Um Novo Paradigma. Col. Expressão em Terapias- Vol.II. Tuttirév Editorial, Lda.
  • Gloton e Clero; (1997). A Atividade Criadora na Criança. Editorial Estampa.
  • IAC. (2011). Guia do Animador. Ideias e práticas para criar e inovar. Edições Sílabo.
  • Le Boulch, J. (2001). A Educação Psicomotora. A Psicocinética na Idade Escolar. Brasil: Bibl. ARTMED.
  • Sousa A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Música e Artes Plásticas. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.
  • Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Bases psicopedagógicas. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.
  • Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Drama e Dança. Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.
  • DGE (2018). As Aprendizagens Essenciais – EB . Ministério da Educação.
  • Lopes da Silva, I.; Marques, L.; Mata, L.; & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministérios da Educação.

Método de Avaliação