Literatura e Filosofia

Código

0200673

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

Estabelecer elos pertinentes entre duas áreas das humanidades, ligadas pelo projeto de conhecer, organizar e expressar o mundo.
Distinguir o modo de conhecimento filosófico e o literário.
Descobrir na expressão literária as preocupações da indagação e sistematização filosófica.
Relacionar a literatura com as disciplinas dos estudos literários (crítica, teoria e história da literatura) e avaliar o papel da Filosofia na conceção e métodos destas disciplinas.
Aprofundar a leitura crítica do texto literário, vendo como os seus códigos se dobram à expressão das preocupações do autor e da sua época cultural.

Apreciar esteticamente obras de diferentes épocas e géneros literários, conseguindo explicitar a razão dos juízos formulados.
Integrar a literatura na vida e, com isso aumentar a capacidade de intervenção consciente na vida comunitária.

Programa

Conhecimento filosófico e conhecimento literário do mundo e de si. A Poesia e a apreensão intuitiva do mundo. A especificidade artística da literatura.
Literatura, estudos literários e filosofia. Um exemplo de relação: a base doutrinária da construção da história literária portuguesa nos séculos XIX e XX.
A literatura da época clássica e a redescoberta da Filosofia antiga.
A reinterpretação renascentista do neoplatonismo. A conceção do homem e do amor nos escritores quinhentistas e seiscentistas. A lírica de Camões. A novela pastoril.
O estoicismo, o epicurismo e as raízes da “filosofia de moderação” na poesia do século XVI; a influência do estoicismo na prédica seiscentista. A presença de Séneca nos sermões do Padre António Vieira.
Filosofia, literatura e identidade. As “filosofias nacionais”. Lugar da poesia e dos poetas na Filosofia Portuguesa. A filosofia da saudade, a metafísica e a sua expressão literária. Teixeira de Pascoaes. Antero de Quental. Roberto de Mesquita.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas, de acordo com o estabelecido no plano de estudos. Na exposição de temas alia-se a análise e o comentário de documentação e de textos críticos.
No início de cada tema é indicada alguma bibliografia básica, que é depois ampliada. Isto permite que, sendo o assunto de cada aula previamente anunciado, os alunos possam preparar-se, contextualizar os dados e ter uma atitude interventiva. Por vezes, são também solicitados a preparar e a conduzir o tratamento de temas em regime de seminário.
A participação nos seminários e a qualidade das intervenções é avaliada, sendo acompanhada e considerada a elaboração de um trabalho de investigação (entre 8 e 12 páginas) sobre um tema integrado no programa, que é apresentado oralmente e submetido a discussão antes de ser apresentado por escrito na sua versão definitiva.

Bibliografia

Afonso Botelho e António Braz Teixeira – Filosofia da Saudade. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1986
Luís de Camões, Obra Completa. Lisboa, Sá da Costa, 19855.
Francisco Rodrigues Lobo, O Pastor Peregrino. Lisboa, Vega, 2004.
Roberto de Mesquita, Almas Cativas. Lisboa, Ática, 1989.
Antero de Quental, Sonetos Completos. Porto, 1983.
Teixeira de Pascoaes, Obras Completas. Lisboa, Bertrand, 194-
Vieira, Padre António, Obra Completa. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %